Outras: Velocidade na Terra inicia temporada com novas regras

O certame Paulista de Velocidade na Terra, que tem início neste domingo, dia 5, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo – ECPA, apresenta uma série de alterações em relação às duas últimas temporadas. O campeonato será disputado nas categorias Fórmula Tubular e Turismo, que será dividida em A e B, ambas para veículos equipados com motores de 8 ou 16 válvulas.

A inclusão dos motores de 16 válvulas é uma das principais mudanças no regulamento, que até o ano passado não aceitava a mistura, fato que culminou no surgimento de uma terceira divisão da categoria. Neste ano, os carros andam todos juntos.

Diferente da temporada passada, o campeonato terá uma diminuição do número de etapas, baixando de 10 para oito, com duas provas em cada um, num total de 16.

Outra importante novidade será no critério de pontuação, que também provocou muita discussão nos dois últimos anos. O descarte deixa de existir e a pontuação para cada prova será progressiva e escalonada. Ou seja, o vencedor da primeira etapa recebe 20 pontos, mas nas duas últimas o ganhador leva 30 pontos.

Outras bonificações que não existiam é que a partir de agora, o piloto que conquistar a pole-position receberá um ponto e a melhor volta de cada prova também bonificará o piloto com mais um ponto. Na sétima e oitava etapas os pontos pela pole e pela melhor volta, serão atribuídos em dobro.

Horários
No sábado (4/2) a partir das 13h, treinos livres para as duas categorias. No domingo (5/2) a programação começa logo pela manhã com os warm-up, marcado para às 8h45. Às 11 horas tem início as tomadas de tempo classificatórias e a largada da primeira bateria acontece a partir das 13h30.

Serviço
Nos dois dias a entrada é franca. No domingo é cobrado apenas estacionamento, sendo R$ 7 reais para carros e R$ 5 para motos. O ECPA oferece lanchonete, restaurante, sanitários, arquibancadas e área de recreação infantil, além de um kartódromo para a prática de kart de aluguel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *