Pick-Up: Categoria fecha campeonato e vive expectativa de fim do domÁ­nio gaúcho

Lairton Miranda e Marcel Wolfart estão entre os que planejam tirar do Rio Grande do Sul o tÁ­tulo brasileiro da categoria no ano que vem.

Seis temporadas completas, seis tÁ­tulos conquistados por representantes do automobilismo gaúcho. O Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing viveu, nos primeiros anos de sua história, um domÁ­nio notável dos pilotos do Rio Grande do Sul. A nona e última etapa de 2006, neste domingo (3) no Autódromo Internacional de Curitiba, terá confirmado Eduardo Heinen, Cláudio Ricci ou Nelson Bazzo como o novo campeão da categoria das caminhonetes.


De 2001 a 2005, a Pick-up Racing viveu Á  sombra dos recordes impostos por João Campos. O piloto de Farroupilha disputou as 61 corridas, venceu 36 e se consagrou com o histórico pentacampeonato. Em 2006, com Campos disputando a Super Clio, a disputa chega ao fim com Heinen, Ricci e Bazzo, todos gaúchos, decidindo o tÁ­tulo entre si. A disputa tripla em Curitiba transcorre em rodada dupla, com a oitava etapa tendo acontecido na manhã do sábado (2).


Exceção feita aos três postulantes ao tÁ­tulo, os pilotos da Pick-up Racing correm em Curitiba já planejando suas ações na temporada de 2007. “Vamos pÁ´r um basta Á  festa dos gaúchos”, brinca Lairton Miranda, brasiliense que passou por praticamente todas as categorias do automobilismo nacional e que faz em Curitiba sua quarta participação na categoria das caminhonetes. “O pessoal do Sul é muito competitivo, adversários fortes. Vai ser uma disputa dura”, aposta.


Miranda cumpriu a segunda metade da temporada da Pick-up Racing pela Bazzo Competições, tendo Nelson Bazzo, gaúcho, como companheiro de equipe. “A categoria oferece uma opção bem diferente para os pilotos de turismo. O motor tem 400 cavalos, contra 130 ou 140 de outras categorias, e a tração dos carros é traseira, diferente da maioria, que tem tração dianteira. É um estilo bem diferente de pilotar, um novo desafio, e estou me adaptando bem”, relata.


Com presença confirmada no grid da Pick-up Racing para a temporada de 2007, Lairton Miranda ele a conquista do tÁ­tulo como meta viável. â€œÉ um trabalho que começa desde já, e há muitos pilotos com essa disposição”, observa. Ele cita Marcel Wolfart, catarinense que conquistou neste ano suas duas primeiras vitórias na categoria, como exemplo. Wolfart disputa a Pick-up Racing desde 2003 e é tido como uma das principais promessas da categoria para o ano que vem.