Pick-Up: Pick-up Racing volta ao Mato Grosso do Sul em grande estilo

Categoria, que agora faz parte da família Stock Car, mostra seu novo visual em Campo Grande.

O Autódromo de Campo Grande (MS) já foi palco de corridas memoráveis da Pick-up Racing. As particularidades do circuito, que recebeu provas da categoria de 2002 a 2006, já proporcionaram grandes disputas. Neste sábado, a competição volta à pista para realizar a 3ª etapa da temporada, agora fazendo preliminar da Copa Nextel Stock Car.

Neste ano, a Pick-up Racing passou a ser promovida pela Vicar, também organizadora da principal categoria do automobilismo nacional. Com isso, os modelos Agrale Marruá, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Dodge Dakota, que eram adaptados para as pistas de corrida, foram substituídos por chassis tubulares (mesma concepção da Stock Car), com motores e câmbios idênticos e a “bolha” da S10 e da Mitsubishi L200.

A estréia da Pick-up Racing em Campo Grande aconteceu em 26 de maio de 2002. Com as arquibancadas lotadas, João Campos venceu a prova, depois de desbancar o pole position, Emerson Duda. Em novembro, Campos voltou a vencer no circuito, que sediou duas rodadas duplas em 2002.

Campos venceu novamente em 2003, mantendo a hegemonia na pista sul-mato-grossense. O domínio do gaúcho só foi quebrado no ano seguinte, com a vitória de Nelson Bazzo. Em 2005, Campos voltou a vencer, no ano em que se despediu da categoria, após a conquista do pentacampeonato.

Em 2006, foi a vez de Eduardo Heinen vencer de ponta-a-ponta. Dos pilotos que triunfaram em Campo Grande, apenas ele permanece na disputa. Por isso, o gaúcho é considerado um dos favoritos à vitória neste sábado, ao lado de pilotos como Marcel Wolfart e Kau Machado, oriundos da “antiga” Pick-up Racing, e Paulo Salustiano, Felipe Lapenna e Dudu Massa, da nova safra da categoria.

O paulista Gustavo Sondermann (Banco Sofisa / Colonial Racing / CHT-Bezema), que venceu as duas provas disputadas em 2008 (em São Paulo e belo Horizonte), defende a liderança no Autódromo Orlando Moura. No ano passado, o paulista foi segundo colocado neste circuito, quando ainda corrida pela Stock Light. “É uma pista que me traz boas lembranças. Mas tem o outro lado, pois a Full Time, equipe pela qual eu corria, é a nossa principal adversária este ano aqui na Pick-up Racing. Ou seja, vai ser muito difícil desbancá-los nesta pista”, destaca o líder.

Thiago Riberi, que é companheiro de equipe de Sondermann na Gramacho/Stedile, chega com “muita vontade de vencer”. Segundo colocado na bateria classificatória disputada no Mega Space, acabou se envolvendo num acidente na prova final e não pontuou em Santa Luzia. “Tínhamos um carro rápido e com chances de subir ao pódio novamente. O acidente foi um balde de água fria. Mas isso é passado. Vamos com tudo para esta corrida, pois pretendo me manter entre os primeiros na tabela”, destaca o paulista, que divide a terceira colocação com Salustiano e Rafael Iserhard, companheiro de equipe do também gaúcho Vitor Genz, vice-líder do certame.

O outro piloto da Gramacho/Stedile, Carlo Kain (NHR Taxi Aéreo), que vem de um terceiro lugar no grid em Belo Horizonte, também está empolgado. “Estamos evoluindo aos poucos. Como é uma temporada de aprendizado, estou contente por ter pontuado nas duas provas e estar na oitava posição no Campeonato”, destaca.

No Campeonato de Equipes da Pick-up Racing, a Gramacho/Stedile (Bepo / Pionner / Bayer) lidera com 50 pontos, dez a mais que a Full Time. A Mottin Racing é a terceira, com 28 pontos.

A programação da 3ª etapa da Copa Web Motors conta com dois treinos livres na quinta-feira e o classificatório de sexta-feira. A largada está marcada para às 12h05 de sábado, com transmissão ao vivo pela Rede Vida.

CLASSIFICAÇÃO – 10 primeiros
1 – Gustavo Sondermann, SP, Chevrolet – 50 pontos
2 – Vitor Genz, RS, Mitsubishi – 28
3 – Thiago Riberi, SP, Chevrolet – 20
     Paulo Salustiano, SP, Chevrolet – 20
     Rafael Iserhard, RS, Mitsubishi – 20
6 – Kau Machado, PR, Chevrolet – 19
7 – Felipe Lapenna, SP, Chevrolet – 16
     Carlo Kain, SP, Chevrolet – 16
     Anderson Toso, RS, Mitsubishi – 16
10 – João Federowicz, RJ, Chevrolet – 14 pontos

CALENDÁRIO 2008
13/04, São Paulo;
08/06, Belo Horizonte;
05/07, Campo Grande;
10/08, Caruaru;
17/08, Fortaleza;
21/09, Curitiba;
23/11, Tarumã;
07/12, São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *