Porsche Supercup: Nicki Thiim é o Campeão de 2013

O dinamarquês Nicki Thiim (Attempto Racing) sagrou-se Campeão da temporada 2013 do Porsche Supercup, principal campeonato da marca no mundo, e preliminar de oito GPs de F-1.

Thiim, filho do ex-campeão do DTM Kurt Thiim, venceu as duas provas de encerramento da temporada, disputadas no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O piloto, de 24 anos, somou 140 pontos. Ele venceu quatro provas no ano.

Piloto que liderava a competição, o britânico Sean Edwards faleceu em um acidente na Australia, no dia 15 de outubro, quando era coach de jovens pilotos, em um treino particular. Edwards, que venceu três provas no ano, ainda foi o vice-campeão, com 118 pontos, três a mais do que o alemão Michael Ammermüller (Lechner Racing). Em homenagem a Edwards, todos os carros disputaram as provas em Yas Marina com uma faixa preta na frente dos carros.

O francês Kévin Estre (Attempto Racing) foi o quarto com 107 pontos, seguido pelo polonês Kuba Giermaziak (VERVA Racing Team) com 103. O dinamarquês Michael Christensen (DAMS) terminou em sexto com 94 pontos. Ele ficou com o título de Rookie do ano.

Foram oito etapas, e nove provas (Abu Dhabi foi rodada dupla). A categoria fez a preliminar de oito GPs de F-1: Espanha, Mônaco, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Bélgica, Itália e Abu Dhabi.

Thiim venceu quatro vezes (ING/ITA/EAU, duas) , Edwards três (ESP/Mon/HUNG), Christensen (ALE) e o austríaco Klaus Bachler (BEL), uma cada.

O brasileiro Flavio Nono Figueiredo disputou uma prova no ano, como convidado. Terminou em 21º em Monza, na Itália.

Entre os pilotos convidados durante o ano, destaque para os franceses Sébastien Loeb e Sébastien Ogier, estrelas do WRC.

Campeonato, final:

1. Nicki Thiim (DIN), Attempto Racing, 140 pontos
2. Sean Edwards (GBR), Team Allyouneed by Project 1, 118
3. Michael Ammermüller (ALE), Lechner Racing, 114
4. Kévin Estre (FRA), Attempto Racing, 107
5. Kuba Giermaziak (POL), VERVA Racing Team, 103
6. Michael Christensen (DIN), DAMS, 94

Rookie, final:

1. Michael Christensen (DIN), DAMS, 94 points
2. Klaus Bachler (AUT), FÖRCH Racing, 73
3. Ben Barker (GBR), Team Bleekemolen, 65

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *