Rally: Bibas e Cavassin mantém invencibilidade da Promacchina

Ao final de de 105 km e mais de uma hora e meia de provas especiais os curitibanos Fellipe Bibas/Emerson Cavassin manteve a invencibilidade da equipe Promacchina no cross country brasileiro ao obter a oitava vitória do time paranaense na modalidade. Com esse resultado a dupla assumiu a vice-liderança do Campeonato Paulista, que neste fim de semana prossegue com a disputa da terceira, quarta e quinta etapas, que, somadas, compõem o Rally dos Pinhais, a prova mais longa da temporada estadual. A vitória de hoje elevou para 18 a pontuação de ambos no certame, liderado por MaurÁ­cio Neves e Clécio Maestrelli (20 pontos), que hoje foram obrigados a abandonar a prova por causa da quebra de câmbio de sua Mitsubishi Evo Promacchina.

“Foi uma prova muito difÁ­cil para nós”, explicou Bibas ao final da prova. “Na primeira especial tivemos uma pequena queda de pressão no turbo-alimentador e na segunda terminamos com o câmbio quebrado, o que obrigou a completa substituição desse equipamento. Apenas na terceira andamos sem problemas e com possibilidade de administrar nossa tocada”.

Bibas enalteceu o trabalho dos mecânicos de sua equipe “pois não é fácil trocar o câmbio em uma hora e vinte em um estacionamento de shopping center, sem as facilidades que na nossa oficina permitem que o mesmo trabalho seja feito no dobro desse tempo. Esse pessoal faz a diferença da nossa equipe”.

O navegador Emerson Cavassin destacou ainda que “as caracterÁ­sticas da prova forçaram a alteração da nossa tática normal: como o traçado exigia muita atenção do navegador tive que fazer bem menos anotações de referências do que o normal.”

Enquanto tudo terminou bem para Bibas e Cavassin, as outras duplas da equipe Promacchina tiveram sorte diferente. MaurÁ­cio Neves e Clécio Maestrelli perderam vinte minutos na primeira especial quando o novo câmbio italiano do instalado no carro apresentou problemas. Reparado para a segunda P.E., o sistema quebrou novamente logo no primeiro quilometro do percurso, levando a dupla a abandonar a competição. O câmbio instalado nesse carro chegou da Itália há apenas dois dias e fez no Rally dos Pinhais sua estréia em provas brasileiras. Fabricado na região de Modena, na Itália, o equipamento permite a troca de marchas sem uso da embreagem, o que mantém o carro tracionado por mais tempo e, consequentemente, melhora a performance e a estabilidade. Oscar Bibas e Luis Carlos Palu, que disputam a categoria Production, abandonaram na terceira especial após um incidente de percurso.