Rally: Palmeirinha termina campeonato na 4ª colocação

Brasileiro volta a figurar entre os primeiros colocados ao final do Campeonato Mundial de Rali Cross Country.

Terminou nesta sexta-feira o Rally Desert Challenge, 5ª e última etapa do Campeonato Mundial de Rali Cross Country 2007. A vitória na prova dos Emirados Árabes foi da dupla francesa Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret, com um Mitsubishi, enquanto o primeiro lugar no Campeonato Mundial ficou com o espanhol Carlos Sainz e o francês Michel Perin, com um Volkswagen. O piloto brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha (Itaú Private Bank), obteve a 4ª colocação ao final do campeonato, junto com seu navegador, o português Filipe Palmeiro.

Com chances de lutar pelo tÁ­tulo na competição dos Emirados Árabes, Palmeirinha teve uma participação conturbada no Rally Desert Challenge. Na primemira etapa da prova, sofreu um sério acidente ao capotar sua BMW X3 oito vezes a mais de 140 km/h. Além de escapar ileso de um dos maiores sustos de sua carreira, Nobre ainda continuou na prova, para no dia seguinte ser vÁ­tima de uma forte desidratação em razão do calor de 50º C. Com o carro avariado em função do acidente e se recuperando da desidratação, o brasileiro completou a prova na 11ª posição, tendo como seu melhor resultado o 5º lugar conquistado nesta sexta-feira (2/10), na especial que ligou a cidade de Moreeb a Dubai.

“Não dá para lamentar por não ter conquistado o Campeonato Mundial de Rali Cross Country. Esse é o resultado que se conquista ao longo do campeonato e não apenas na última prova. Deixamos de marcar pontos importantes em outras etapas e chegamos nessa prova numa situação complicada. Algo parecido com o Palmeiras, que perdeu pontos em jogos com times de menor expressão e se ficar de fora da Libertadores no último jogo, não vai poder chorar o leite derramado”, analisou Palmeirinha.

Como a competição nos Emirados Árabes foi a última antes do Rally Lisboa Dakar 2008, todas as principais equipes da modalidade estiveram presentes para os últimos ajustes. E a BMW surgiu como a 3ª força na briga pela vitória do maior rali do mundo. Nas areias escaldantes que ligavam as cidades de Dubai e Moreeb, a marca alemã mostrou grande velocidade, andou a frente dos carros da Mitsubishi e Volkswagen, só perdeu a prova em virtude dos problemas mecânicos no carro do piloto do Catar, Nasser Al Attiyah. Nesta sexta, Al Attiyah liderava a especial quando o motor de seu carro parou de funcionar a 30 km do final do trecho cronometrado.

Palmeirinha também aproveitou a última atividade oficial antes do Dakar para aprimorar sua pilotagem, principalmente no piso de areia. “O Desert Challenge tem a mesma quilometragem do Rally dos Sertões, só que é totalmente disputado em piso de areia, com dunas. E saio dessa prova muito satisfeito com meu desempenho. Ainda não me considero competitivo nessas condições, mas já estou conseguindo andar com mais naturalidade nas dunas, tanto que não atolamos nenhuma vez nos últimos três dias de prova, o que é excelente. Esse fator somado ao ótimo desempenho mostrado pela BMW nos enche de otimismo na obtenção de um bom resultado no próximo Dakar”, finalizou Nobre.

Classificação da 5ª etapa:

1º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen), 2h38min46s
2º Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi), a 2min36s
3º Carlos Sainz/Michel Perin (Volkswagen), a 4min47s
4º Leonid Novitskiy/Oleg Tyupenkin (Mitsubishi), a 27min08s
5º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW), a 33min59s
6º Balazs Szalai/Laszio Bunkoczi (Opel), a 34min37s
7º Nicolas Gibon/Bruno Cattarelli (Toyota), a 37min32s
8º Mark Powell/Tim Ansell (Honda), a 40min35s
9º Glen Reid:Mike Sketchley (Nissan), a 41min05s
10º Amadeus Matzker/Lee Palmer (Land Rover), a 50min33s

Classificação final da prova:

1º Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi), 17h26min36s
2º Carlos Sainz/Michel Perin (Volkswagen), a 11min56s
3º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen), 28min35s
4º Leonid Novitskiy/Oleg Tyupenkin (Mitsubishi), a 3h56min07s
5º Nicolas Gibon/Bruno Cattarelli (Toyota), a 4h47min37s
6º Balazs Szalai/Laszio Bunkoczi (Opel), a 4h57min38s
7º Jun Mitsuhashi/Akira Miura (Toyota), a 5h33min44s
8º Minnikhanov Rustam/Belyaev Aydar/Mandeev Llgizar (Caminhão Kamaz), a 6h14min09s
9º Firdaus Kabirov/Vlatcheslav Mizyukaev/Andrey Mokeev (Caminhão Kamaz), a 9h18min20s
10º Jacques Loomans/Noel Essers (Bowler), a 9h28min24s
11º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW), a 10h28min41s

Classificação final do Campeonato Mundial de Rali Cross Country:

1º Carlos Sainz/Michel Perin, 37 pontos
2º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitzewtiz, 22
3º Luc Alphand Gilles Picard, 20
4º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro, 18
5º Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret e Ivar Tolefssen/Quin Evans, 15 pontos