Rally Cross Country: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country define primeiros campeões

Roberto Reijers e Rogério Almeida venceram o Rally das Serras, disputado neste final de semana, 14 e 15 de novembro em São Joaquim, SC.

O tÁ­tulo das categorias Protótipos, Caminhões e Super Prodution já tem dono: Um segundo lugar já era suficiente para a dupla Guido Salvini/Weidner Moreira conquistar o tÁ­tulo. Correndo sozinho na categoria ficou mais fácil. “O principal adversário é o trecho”, conta Salvini.

Jean Azevedo/Youssef Haddad também já são campeões na Protótipos.O principal adversário, a dupla Riamburgo Ximenes/Stanger Eler, teve problemas na segunda especial e saiu da disputa do campeonato. “Viemos pra São Joaquim participar da prova com o pensamento no campeonato”, conta Azevedo. Na categoria Super Production ,a dupla Reinaldo Varela/Marcos Macedo venceram e confirmaram o quinto  tÁ­tulo.

O Rally das Serras, válido pelas 13ª e 14ª Etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, movimentou as Serras do Corvo Branco e Serra do Rio do Rastro, no Planalto Sul Catarinense. Foram cerca de 280 Km de trechos cronometrados que testaram ao extremo caminhonetes, caminhões e motos. Lama, barro, pedras e travessias de rios comporam o cenário da prova que os trinta inscritos superaram em busca dos melhores tempos.

 Dupla Reijers/Almeida vence o Rali das Serras

A dupla Roberto Reijers/Rogério Almeida é a vencedora do Rally das Serras, na categoria Protótipo, apenas cinco segundos na frente dos irmãos MaurÁ­cio e Gustavo Bortolanza. â€œÉ um resultado da equipe toda. A estratégia deu certo e conseguimos esse ótimo resultado. São Joaquim está de parabéns. Os trechos são muito bons”, conta Reijers que completou a prova com o tempo total de 05h38min47seg.

Na segunda colocação da categoria Protótipo, na classificação geral da prova, chegou a dupla MaurÁ­cio Bortolanza/Gustavo Bortolanza, com o tempo total de 05h38min52seg60cent.
Em terceiro, Marcos Moraes/Edu Sachs. Mas o grande vencedor da categoria foi a dupla Jean Azevedo/Youssef Haddad. Com o resultado de sábado já puderam comemorar o tÁ­tulo da categoria e hoje completaram a prova mais relaxados.

Na categoria Super Prodution, Reinaldo Varela e Marco Macedo venceram as duas etapas do Rally das Serras, acumulando pontos necessários para comemorarem o quinto tÁ­tulo. “Fizemos uma prova tranquila. Ganhamos todas as especiais da categoria em um rali bem difÁ­cil, com muita pedra onde muita gente ficou pelo caminho. Fizemos tudo na hora que precisava e o carro correspondeu bem”, comenta Varela, que completou a prova com o tempo de 05h59min16seg90cent. Na segunda colocação chegou a dupla Paulo Lima/Daniel Gay, 1min43seg6 de diferença. Na terceira colocação a dupla Luiz Facco/Silvio Deusdará.

Na categoria Prodution, Carlos Policarpo de Oliveira/Romulo Seccomandi foram os resistentes que completaram a prova fazendo o tempo total de 06h22min17seg90cent. As duplas Willem Van Hees/Doris Van Hees e Pedro Prado Filho/Patrick Prado não completaram a prova.

A primeira especial, com 86 Km, saiu da cidade de Uribici e desceu a Serra do Corvo Branco realizando um apoio mecânico em Lauro Muller. No perÁ­odo da tarde, subindo a Serra do Rio do Rastro, a segunda especial, com 120,27 Km. A dupla mais rápida foi João Franciosi/Rafael Capoani mas foram penalizados em 10 minutos por excesso de velocidade em área de radar e caiu para o décimo primeiro lugar. Com isso, a dupla Roberto Reijers/Rogério Almeida finalizaram a primeira etapa do rali na liderança da categoria Protótipo. Os irmãos MaurÁ­cio e Gustavo Bortolanza ficaram em segundo e Marcos Moraes/Edu Sax em terceiro.

A terceira e quarta especial, largaram de Urupema e a chegaram em São Joaquim. A terceira com 100,23 Km e a quarta com 50,74 Km, foi em trechos difÁ­ceis mas sem a chuva de sábado foi menos complicado para os competidores.

Na categoria motos, Vitor Fischer Valente, de SP,  fez o melhor tempo e venceu o Rally das Serras fazendo o tempo total de 01h56min26seg70.

O encerramento do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country será no dia 5 de dezembro, com o Rally dos Amigos, 15ª etapa em Itatinga, interior de São Paulo.