Rally dos Sertões: O incrível currículo de Nasser Al-Attiyah

Atleta oficial em três Jogos Olímpicos, o veloz piloto do Qatar é da elite do tiro esportivo, pratica enduro eqüestre, hipismo clássico – além de nadar e pedalar para manter a forma.

O piloto Nasser Al-Attiyah, da equipe Volkswagen, é um dos favoritos para a disputa entre os carros na 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que acontece a partir desta terça-feira (23), com a realização do super prime em Goiânia. Não bastasse o bom desempenho que apresenta nas principais provas de off road no mundo, o qatarense ainda se dedica a outras modalidades esportivas e em seu currículo apresenta nada menos do que três participações em Jogos Olímpicos.

Além de nadar e pedalar para manter a forma física, Nasser Al-Attiyah começou a praticar tiro ao prato em 1994. Dois anos depois, em Atlanta, nos Estados Unidos, o qatarense estreou em Olimpíadas. Desde então, só não esteve em Sidney, na Austrália, em 2000. Entre as suas participações, destaque para o seu desempenho em Atenas, na Grécia, em 2004, quando terminou na quarta colocação e ficou muito perto de uma medalha.

“Para praticar o tiro ao prato, tem que ser uma pessoa multi-talentosa, além de manter uma boa preparação física com treinos bem fortes. Eu pratico ciclismo e natação com esse objetivo. Na modalidade, a minha meta agora é conseguir a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Para o rally, o tiro ajuda a ter um controle mental muito grande. Eu consigo manter uma média de freqüência cardíaca de 106 a 110 batimentos por minuto dentro do carro”, comentou o piloto de 38 anos, que disputará o Sertões ao lado do navegador alemão Timo Gottschalk.

No impressionante e versátil currículo de Nasser Al-Attiyah, vice-campeão mundial (2001) e colecionador de medalhas de ouro do campeonato asiático – sete, no total – de tiro ao prato, o piloto ainda pratica enduro eqüestre e hipismo clássico. “Faço isso tudo porque acho que as pessoas têm que aproveitar a vida, afinal ela é muito curta”, completou o qatarense.

Além da dupla formada por Nasser e Gottschalk, a equipe Volkswagen conta com outros dois carros inscritos no Rally dos Sertões: um será comandado pelo espanhol Carlos Sainz, bicampeão mundial de rally, que terá o compatriota Lucas Cruz Senra ao seu lado; o outro terá a bordo os brasileiros Maurício Neves (piloto) e Eduardo Bampi (navegador).

O Rally dos Sertões 2009 é patrocinado por Petrobras e apoiado pelos Governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo, Goiás Turismo, Shopping Flamboyant, DCCO – Geradores e Motores Cummins, SAMA, Mitsubishi Motors e MACBOOT. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *