Rally Dakar: Valtra Dakar Eco Team realiza teste na Serra do Mar

Objetivo do piloto Klever Kolberg é experimentar a nova programação eletrônica, fornecida pela Magneti Marelli.

Prestes a iniciar seu 22º Dakar, o piloto Klever Kolberg realizou, nesta terça-feira (22), um teste com seu Mitsubishi Pajero Sport Flex, ao lado do navegador Giovanni Godoi, na Serra do Mar, no litoral paulista, para checar a nova programação eletrônica, fornecida pela Magneti Marelli e adaptada ao câmbio mecânico, que privilegia o desempenho em detrimento ao conforto. Originalmente, o carro é equipado com a versão automática.

Capitaneado por Kolberg, o Valtra Dakar Eco Team é pioneiro no uso do etanol como combustível pelos nove mil quilômetros do mais exigente, tradicional e desafiador rally do planeta. A prova começa no dia 1º de janeiro, com largada em Buenos Aires e percorrerá, entre outros trechos, a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, no Chile, para a chegada novamente à capital argentina, no dia 17.

A opção pelo teste na Serra do Mar se deu em virtude das diferenças de altitude. “Fomos de zero a mil metros em relação ao nível do mar. Claro que durante o Dakar as altitudes serão maiores, especialmente no trecho da Cordilheira dos Andes, mas testamos várias configurações no carro e tudo correu bem”, contou Klever.

“Algumas coisas precisam ser melhoradas e a equipe já está trabalhando em cima disso. O importante é que nada grave surgiu no carro”, comentou o experiente e pioneiro piloto, que hoje deverá realizar mais treinos em uma pista de off road próxima da capital paulista.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Giovanni Godoi: Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 com navegador de um caminhão de apoio.

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *