Rally: Com recorde de estrangeiros, Rally Internacional dos Sertões 2008 tem 168 veículos inscritos

Evento considerado um dos maiores do mundo no segmento off-road inclui 38 competidores de 14 países, além do Brasil.

A 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que será realizada entre os dias 17 e 28 de junho com largada em Goiânia (GO) e chegada em Natal (RN), terá grid de largada cheio. O evento considerado um dos maiores do mundo no segmento off-road conta com 168 veículos inscritos: 93 motos, 57 carros, nove caminhões e nove quadriciclos.

A prova bateu ainda recorde de estrangeiros, com 38 competidores vindos de 14 países – em 2007, a disputa atraiu 27 pilotos e navegadores de fora do Brasil. Pilotos e navegadores do Chile, Portugal, Polôn ia, Bélgica, Argentina, Catar, Suécia, Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Espanha, França, Uruguai e Austrália irão passar pelas trilhas do Sertões.

A grande participação de estrangeiros se justifica pelo fato da competição ter grande prestígio internacional. Além de fazer parte do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country para motos e quadriciclos desde 2005, o Sertões “estréia” nesta temporada como etapa da Copa do Mundo da modalidade para carros e caminhões.

Competidores de várias partes do mundo desbravarão os caminhos dos seis Estados que serão percorridos, com 4.732 quilômetros no total de trajeto – 2.567 deles de trechos cronometrados, ou seja, 54% da prova será de especiais.

Os brasileiros também entrarão na competição com força total. Concorrentes de 17 Estados e stão inscritos. São Paulo é o Estado com mais participantes: 77 no total. Em seguida vem Minas Gerais, com 18, Rio de Janeiro, com 14, e Paraná, com 13.

Destaques – Entre os caminhões, além do atual campeão Edu Piano, os pilotos Guido Salvini Neto e André Azevedo estão confirmados.  Maurício Neves e Clécio Maestrelli irão defender o título dos carros, tendo pela frente adversários como Reinaldo Varela / Marcos Macedo, Riamburgo Ximenes / Stanger Eler, Carlo de Gavardo / Sidinei Broering e Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz – dupla oficial de fábrica da alemã Volkswagen que foi vice-campeã mundial da modalidade no ano passado.

Na categoria motos, o atual campeão José Hélio pretende conquistar o seu quarto título do Sertões. Os destaques nacionais incluem ainda o experiente Dimas Matos. A equipe oficial da austríaca KTM é f orte candidata, com pilotos como o francês Cyril Despres (campeão do Sertões 2006, campeão mundial em 2004 e bicampeão do Dakar), o espanhol Marc Coma (tricampeão mundial e vencedor do Dakar 2006) e David Casteu (campeão do Dakar 2007), também da França. Nos quadriciclos, Robert Naji Nahas é um dos favoritos e o atual campeão Maurício “Índio” está inscrito, mas não deve participar da disputa.

Sertões Experience – O Sertões Experience – Goiás, disputa criada este ano para os pilotos e navegadores que nunca participaram do Rally Internacional dos Sertões, teve 12 adesões, sendo nove motos e três carros. A competição será a porta de entrada para o Rally dos Sertões, já que passa pelas mesmas trilhas das três primeiras etapas do evento.

Os aventureiros de primeira viagem estão distribuídos em sete Estados. Os paulistas e os goian os estão em maior número com três competidores inscritos para cada localidade. Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, também aparecem na lista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *