Rally: Palmeirinha termina Rally Por Las Pampas em 3º lugar

Terminou nesta quarta-feira (5/09) a 3ª etapa do Campeonato Mundial de Rali Cross Country, o Rally Por Las Pampas. Disputado entre a Argentina e Chile, a competição trouxe um grande resultado para o Brasil com a 3ª colocação obtida pelo piloto Paulo Nobre, o Palmeirinha (Itaú Private Bank), entre os carros.

 


A bordo de uma BMW X3 e tendo como navegador o português Filipe Palmeiro, Palmeirinha fez um rali marcado por problemas mecânicos onde a persistência da dupla foi premiada com uma posição entre os três primeiros colocados. “Entre a 5ª e a 6ª etapa, a competição virou uma maratona para nós, já que em dois dias seguidos ficamos quase dez horas nas especiais e dormindo cerca de três horas por noite. Mas a nossa determinação em não deixar o rali acabou nos rendendo um bom resultado no final e pontos importantes para o Campeonato Mundial.”, disse Nobre.


A edição 2007 do Rally Por Las Pampas teve uma série de problemas, como o atraso de até dois dias para a divulgação dos resultados, o horário de início das etapas muito tarde, o que fazia com que a maioria dos competidores entre os carros terminassem o trecho cronometrado a noite, além da falta de segurança nas trilhas. “Foi uma prova dura e cansativa. Muitas vezes as especiais deixaram a desejar, com trechos de “trial” muito longos e que algumas vezes pareciam mais uma edição do “Camel Trophy” do que uma competição de Cross Country. A organização também não foi lá essas coisas, devido a demora na divulgação dos resultados e as trilhas que usamos no rali estarem abertas para o trânsito local, o que resultou em um acidente com o francês David Casteau, que teve sua moto atingida por um caminhão”, relatou Palmeirinha.


A 9ª e última especial do rali teve apenas 28 km de trecho cronometrado entre as cidades chilenas de Antofagasta e Iquique, onde Nobre/Palmeiro obtiveram mais uma vez a 2ª posição em uma etapa. “A especial de hoje foi bem curta e teve um pouco de duna e um pouco de estradas pequenas. Sem dúvida o ponto alto dessa etapa, e me arrisco a dizer até do rali, foi a chegada de hoje. Foi naquelas descidas de dunas gigantescas que terminavam em um vale, onde estava o posto de fim de etapa. Eram cerca de 400 metros de descida, que não dava para fazer acelerando tudo, pois com o piso irregular corríamos o risco de cruzar a linha de chegada capotando, mas o lugar era muito bonito”, contou o piloto palmeirense.


A vitória na prova, pelo segundo ano seguido, ficou com a dupla francesa Luc Alphand/Gilles Piccard com um Mitsubishi, com a segunda colocação sendo conquistada pelo piloto argentino Orlando Terranova e o navegador austríaco Lee Palmer. Com os pontos obtidos pelo terceiro lugar no Rally Por Las Pampas, Palmeirinha passou a ocupar a vice-liderança do Campeonato Mundial de Rali Cross Country entre os pilotos, o mesmo acontecendo com o português Filipe Palmeiro entre os navegadores.


Confira os três primeiros colocados do Campeonato Mundial de Rali Cross Country:
Pilotos
1º Luc Alphand (França), 20 pontos
2º Paulo Nobre (Brasil), 16
3º Carlos Sainz (Espanha) e Ivar Tollefsen (Noruega), 15


Navegadores
1º Gilles Picard (França), 20 pontos
2º Filipe Palmeiro (Portugal), 16
3º Michel Perin (França) e Quin Evans (Noruega), 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *