Rally: Fellipe Bibas explora informática embarcada no Cross Country

A dupla paranaense Fellipe Bibas e Emerson Cavassin utilizará um sistema inédito de aquisição de dados no Rally de Barretos, prova que abre o Campeonato Brasileiro de Cross Country e será disputada amanhã nesta cidade do noroeste paulista.

O novo equipamento foi testado e aprovado pela equipe Promacchina em testes particulares realizados esta semana na pista de testes do time situada nos arredores de Curitiba. Campeão Brasileiro de Cross Country em 2005 na categoria Production, Bibas consolida este ano um plano de trabalho que tinha por objetivo coloca-lo na classe mais importante da modalidade:

“Depois do título de 2005 subi um degrau e disputei a classe Superproduction no ano passado. Agora realizo um sonho e vou competir na classe Pro, enfrentando as equipes de fábrica e os monstros sagrados do Cross Country brasileiro. Esta promoção completa um plano de trabalho que estabeleci com meu amigo e companheiro de equipe Maurício Neves desde que passei a defender as cores da Promacchina”.

O sistema de aquisição de dados instalado na Mitsubishi Evo Promacchina de Fellipe Bibas e Emerson Cavassin coleta dados relativos ao trabalho da suspensão, direção e motor e servem para aperfeiçoar o acerto do carro, controla a vida útil dos componentes mesurados e, consequentemente, evitar quebras. A estes recursos deverá ser acoplada uma câmera de vídeo para gravar o percurso do rally e auxiliar na interpretação das informações recolhidas. Os engenheiros da equipe esperam contar com este recurso a partir da terceira rodada do Campeonato Paulista de Cross Country, no último fim de semana de abril, em São Carlos.

Para a etapa de Barretos a Promacchina enviou uma delegação de 16 profissionais para atender aos dois modelos desenvolvidos na oficina da equipe, em Curitiba. Enquanto o Evo Promacchina s/n 001 já disputou, e venceu, as duas primeiras etapas do Paulista com a dupla Maurício Neves/Clécio Maestrelli, o chassi s/n 002 estréia em Barretos.

“Acredito que o Bibas será a grande revelação desta temporada”, comentou Maurício Neves, atual campeão brasileiro na classe Superproduction Diesel. “Tenho certeza que ele trará muitas alegrias ao nosso time”.

O Rally de Barretos será disputado sábado em um percurso de aproximadamente 270 km, com cerca de 200 km em provas especiais e piso predominantemente de areia. Segundo os organizadores o traçado apresenta poucos desníveis e mescla trechos de alta e baixa velocidade e muitos saltos em uma região com altitude média de 550 metros em relação ao nível do mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *