Rally dos Faraós: Palmeirinha conquista vitória inédita para o Brasil

Piloto é o primeiro brasileiro a vencer uma especial do Campeonato Mundial de Rali Cross Country entre os carros em uma prova fora da América do Sul.

Vitória inédita para o Brasil no Campeonato Mundial de Rali Cross Country. O piloto Paulo Nobre, o Palmeirinha, junto com o navegador francês Alain Guehennec, venceram a 6ª especial do Rally dos Faraós, realizada neste domingo (9/10) no Egito. A conquista entre os carros é a primeira de um brasileiro em um trecho cronometrado do Campeonato Mundial em uma prova fora da América do Sul. Nobre percorreu os 430 km de extensão da especial deste domingo em 4h40min28s a bordo de uma BMW X5 da equipe New Dimension X-Raid, com exatos 3min27s de vantagem sobre os russos Sergey Shmakov/Konstantin Meshcheryakov, 2ª colocada no dia e líder da competição.


O resultado deste domingo chegou a surpreender o brasileiro, já que a 1ª colocação veio justamente no dia em que a dupla resolveu adotar uma tática bem cautelosa. “É engraçado, buscamos a vitória em uma especial o rali todo e bem hoje onde decidimos andar como um táxi para apenas completar a etapa, uma vez que seria impossível tirar 50 minutos do Shmakov, acabamos vencendo”. Sobre a possibilidade de lutar pela vitória no rali, Palmeirinha é realista. “Em certo momento da prova a vitória não depende mais de você e sim do seu concorrente, pois nunca se consegue tirar tanto tempo de um adversário. Ou seja, você não ganha mais, só que eles ainda podem perder a prova”, analisou.


O dia de hoje foi perfeito para o objetivo traçado por Nobre e a equipe New Dimension X-Raid para a prova no Egito, a ambientação do brasileiro nas dunas do deserto visando o Rally Lisboa-Dakar 2007. “Hoje enfrentamos as maiores e mais íngremes dunas que eu já vi. Se soubéssemos antes como elas eram do lado de lá, não as enfrentaríamos com tanto impeto. Mas uma vez que o carro já passou a crista da duna, aí é só aproveitar a descida da montanha russa e acelerar!”, brincou o brasileiro.


Nas motos o brasileiro Jean Azevedo foi o 5º colocado no dia de hoje e com o resultado subiu para a 4ª colocação na classificação geral. A liderança segue com o espanhol Marc Coma. Nesta segunda-feira será realizada a última especial do Rally dos Faraós, com 210 km de extensão e saindo de Baharija e retornando ao Cairo, ponto de partida da competição.


Resultado entre os carros da 6ª especial:
1º Paulo Nobre/Alain Guehennec (BMW X5), 4h40min28s
2º Sergey Shmakov/Konstantin Meshcheryakov (Buggy Zil), a 3min37s
3º Raz-Yehoshua Heymann/Hillel Segal (Mitsubishi Pajero), a 9min31s
4º Prisca Taruffi/Franco Picco (Nissan Pickup), a 14min14s
5º Jean-Pascal Besson/Yves Kornstein (Mercedes ML), a 23min28s
6º Jerome Pelichet/Eugenie Decre (Bowler), a 25min52s


Classificação geral da Prova após seis etapas:
1º Sergey Shmakov/Konstantin Meshcheryakov
2º Paulo Nobre/Alain Guehennec, a 46min14s
3º Jose Luis Monterde/Jean Marie Lurquin, a 3h54min07s
4º Jerome Pelichet/Eugenie Decre, a 4h26min31s
5º Christian Lavieille/Arnaud Debron, a 4h53min05s
6º Raz-Yehoshua Heymann/Hillel Segal, a 4h55min31s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *