Mitsubishi L200 RS é o melhor carro brasileiro no nono dia. Dupla Reinaldo e Marcão ficou atrás apenas dos temÁveis protótipos Touareg que venceram todas as etapas do rali.
O melhor entre os mortais. É mais ou menos assim que pode ser descrito o excepcional desempenho da dupla Reinaldo Varela/Marcos Macedo (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte) no nono dia de provas da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões. Com o tempo de 2h05min08s10 eles alcançaram a quinta vitória na categoria Super Production e entre os 32 carros ficaram com o quarto lugar na Geral na quinta-feira (02/07), penúltimo dia da competição, atrás apenas dos temÁveis três protótipos alemães Volkswagen Touareg, que dominam o rali desde a edição do ano passado.
“Hoje estávamos com bastante vontade de acelerar. Esse ótimo resultado é muito importante para a moral de todos. Agora nós estamos ainda mais animados e motivados para o último dia do rali. Chegar em Natal será a nossa vitóriaâ€, aponta o piloto Reinaldo Varela, único brasileiro campeão mundial de rally cross contry, e cinco vezes vencedor do Rally dos Sertões.
Em nove dias de provas, os competidores já passaram por setes Estados brasileiros (Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, ParaÁba e Rio Grande do Norte) num total de 4.716 km. O encerramento da prova será nesta sexta-feira (03/7), em Natal (RN). “Estamos dando o máximo e vamos continuar assim até o final. Amanhã vamos andar forte novamente e apesar de todos os desafios impostos por este rali e pela forte concorrência, iremos tentar nossa sexta vitóriaâ€, planeja Varela.
Com a quinta vitória na categoria Super Production, Reinaldo Varela e Marcos Macedo venceram mais de 50% das Especiais disputadas nestes nove dias. “Isso mostra que tivemos uma performance muito boa e estivemos sempre competitivos em todo o raliâ€, conta o navegador Marcão. As outras quatro vitórias foram divididas entre as duplas José Sawaya/André Sawaya (duas vitória), Marcos Cassol/Rodrigo Mello (uma) e Luiz Facco/Silvio Deusdará (uma vitória), que pela regularidade lidera o Rally dos Sertões.
Foi a primeira vez que um veÁculo da categoria Super Production se colocou como o melhor carro nacional no rali. “Nossa Mitsubishi L200 RS é muito valente, um carro bem desenvolvido. Ficamos muito contentes em termos alcançado este resultado, o que mostra a qualidade desta picape com preparação restrita, e a competência de nossos mecânicos e do chefe de equipe Erley Ayalaâ€, enaltece o piloto da equipe Rally Brasil. Vale lembrar que entre os carros, o rali é dividido entre veÁculos descaracterizados feitos exclusivamente para competição (Protótipos) e veÁculos regularmente comercializados no Brasil (Production e Super Production).
O penúltimo dia de provas teve 429 km de percurso entre Juazeiro do Norte (CE) e Caicó (RN), passando pelo Estado da ParaÁba. A Especial foi bastante técnica e curta, com apenas 141 km. O trecho teve estradas estreitas e sinuosas, com piso predominante de cascalho, mas com partes onde o solo é de piçarra, areia e muitas pedras. O final foi do tipo Trial, com muitas erosões.
A etapa final do Rally dos Sertões nesta sexta-feira (03/7) será uma das menores, com um percurso de 340 km entre Caicó e Natal (RN). A Especial de 85 km – a menor do rali – de baixa velocidade, começa com estradinhas de areia, muitos mata-burros e trechos bastante sinuosos com pedras grandes. Depois, os competidores entram numa região montanhosa com travessias de barragens, antes de finalizar com partes pesadas e estreitas de Trial. “Vamos tentar concluir o rali da melhor maneira possÁvel e comemorar. Todos os membros da equipe merecem, pois trabalharam arduamente para deixar nosso carro em condições de obter esses bons resultadosâ€, conclui Marcão Macedo.
Ao fim da competição, os aventureiros terão cruzado 5.056 km pelo sertão e cerrado brasileiro no segundo maior rali da América Latina.
Confira os mais rápidos entre os carros no nono dia do Rally dos Sertões:
1) Carlos Sainz/Lucas Cruz (301), 1h55min54s80;
2) Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (302), 1h59min57s70;
3) MaurÁcio Neves/Eduardo Bampi (309), 2h03min12s90;
4) Reinaldo Varela/Marcos Macedo (303), 2h05min08s10;
5) José Franciosi/Rafael Capoani (306), 2h06min22s60;
6) Marcos Cassol/Rodrigo Mello (317), 2h10min03s70.
Estes foram os primeiros da nona Especial na categoria Super Production:
1) Reinaldo Varela/Marcos Macedo (303), 2h05min08s70;
2) Marcos Cassol/Rodrigo Mello (317), 2h10min03s70;
3) Augusto Fiergelewski/Carlos Martinatti (340), 2h17min33s20
4) Mauro Schenkenberg Guedes/Corban Costa (327), 2h20min46s20;
5) Luiz Facco/Silvio Deusdará (316), 2h20min56s10;
6) Cleber Rosa/Eduardo Rebouças (329), 2h26min39s10.