Rally: Equipe tricampeã brasileira quer a revanche no Brasileiro

Pela segunda vez, a Copa RallySP e o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country acontecerão juntos na cidade de Taubaté, SP. E como as duas competições sempre prometem muita rivalidade entre os competidores, a Salvini Racing está animada e promete recuperar a liderança do certame nacional.

Valentia, essa é a palavra que retrata a equipe Salvini Racing, atual tricampeã brasileira entre os caminhões. Depois de terem sido vencidos pela chuva na última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country (que danificou o piso e o tornou extremamente perigoso para um veÁ­culo de 6.800 quilos), o piloto Guido Salvini, o navegador Weidner Moreira e o co-piloto Fernando Chwaigert não se abalaram e estão com energia de sobra para correr atrás do prejuÁ­zo.

E é neste final de semana, 27 e 28 de setembro, em Taubaté, SP, que essa recuperação se inicia, justamente no 6º Rally dos Bandeirantes, que homenageia os corajosos homens que desbravaram as terras brasileiras em busca de novas conquistas – minérios e Á­ndios – no século XVII. Desta cidade, partiram muitos Bandeirantes que fizeram história no Brasil.

A prova terá rodada dupla, e para apimentar ainda mais a disputa, será válida pelas 4ª e 5ª etapas do Brasileiro e 6ª e 7ª etapas da Copa RallySP – que definirá os campeões da temporada 2008. O regulamento praticado no certame será da Copa RallySP, a promotora do evento.

A Salvini Racing tem consciência de que a vitória é o único resultado que a manterá viva na disputa pelo tÁ­tulo do Brasileiro, rumo Á  conquista do tetracampeonato. “Temos como aliado um caminhão muito robusto, com um motor bastante potente. Vamos tirar proveito desses atributos mecânicos e conciliá-lo com nossa experiência, e o mais importante é saber onde acelerar e frear para poupar o equipamento e evitar riscos de quebra. Numa rodada dupla como essa, é fundamental ter equilÁ­brio e cuidar do caminhão, pois um problema pode render em um enorme prejuÁ­zo”, analisou Salvini.

E será com a “faca nos dentes” que o time entrará para essa prova, que terá no total 280 quilÁ´metros e passará pelas Fazendas Nossa Senhora da Glória, Gaspar e Conceição. No sábado, os off-roaders enfrentam duas especiais em um percurso de 67 quilÁ´metros e mais 6 quilÁ´metros da chamada “Super Especial” na Fazenda CBA, onde o público terá um espaço reservado para assistir a técnica de pilotos e navegadores. No domingo, mais emoção em duas especiais de 70 quilÁ´metros.

O roteiro será inédito, mas os obstáculos são velhos conhecidos dos participantes do rali cross-country: dentro de uma área de reflorestamento de eucalipto haverá muitas subidas, descidas e erosões, em piso que se alterna entre cascalho e chão duro, entre outros.

A movimentação do rali começa na sexta-feira, a partir das 14 horas, com o inÁ­cio das vistorias técnicas e administrativas. Toda a instalação das equipes estará concentrada na Av. do Povo, e é aberto ao público.