Rally: Facco e Schmidt no aquecimento para a abertura do Cross Country

Equipe Acelera Siriema disputa nos próximos dias 14 e 15 o Rally de Barretos no interior paulista e retorna aos campeonatos na categoria Super Production com uma L200 RS.

Com a proximidade da abertura oficial da temporada de Rally Cross Country, o cenário começar a ganhar mais movimento neste mês. A largada para a primeira prova do calendário nacional acontece nos próximos dias 14 e 15, com a realização do Rally de Barretos, no interior paulista. A expectativa é grande e equipes como a Acelera Siriema estão prontas para levantar poeira.

Diferente da temporada anterior, quando disputaram na categoria T2, o piloto Luiz Facco e o navegador Walace Von Schmidt retornam ao Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na Super Production e com uma Mitsubishi L200 RS. O bom desempenho com este carro em 2007, quando a dupla conquistou o título de Campeã Brasileira da modalidade e, a excelente adaptação com o equipamento, levou a equipe a esta troca em 2009.

O grande teste foi na primeira prova disputada neste ano, quando a equipe estreou no Rally Velopiocerá em janeiro, na categoria Cross Country do tradicional Piocerá, prova de quatro dias e com 1.200 km que completou 22 anos entre Piauí e Ceará. Excepcionalmente na ocasião, Facco fez dupla com o navegador cearense Silvio Deusdará e o resultado foi positivo. A dupla venceu a última etapa e manteve o segundo lugar na Super Production nos dois primeiros dias.

“A performance no Piocerá foi muito boa e este resultado nos motivou a começar a temporada com um incentivo a mais. Depois da prova no Nordeste, o carro recebeu um conjunto mecânico novo e uma preparação cautelosa para dar maior confiabilidade nas próximas disputas, como Barretos na próxima semana e depois o RN 1500”, explica Facco.

O conjunto piloto, navegador e equipamento só poderá ser afinado mesmo a partir da largada no dia 14 de março, mas enquanto isto, a equipe já traçou seus planos para 2009. A Acelera Siriema disputará no Cross Country os Campeonatos Brasileiro, Paulista, Rally RN 1500 e Rally dos Sertões.

Sobre a categoria – Para Schmidt em 2008, quando a equipe foi uma das pioneiras a desenvolver um projeto de veículo para categoria T2, alguns pontos do desenvolvimento levaram ao aprendizado. “Ano passado, devido às dificuldades que enfrentamos, aprendemos muito na parte mecânica e na preparação de um veículo e isto, certamente nos ajudará a obter o ajuste perfeito e a melhorar nosso desempenho nesta temporada, visto que Facco tem excelentes resultados com a RS”, acredita o navegador.

Por todos estes motivos, o piloto ressalta ainda que o retorno à categoria, mesmo sendo mais disputada que a anterior, é muito gratificante. “A Super Production tem sido ao longo dos últimos anos a mais competitiva do Brasil, com um número grande de pilotos e muita competitividade. Neste ano esta categoria teve seus regulamentos alterados e as Mitsubishi RS precisam seguir o mesmo regulamento da Mitsubishi CUP, o que limita bastante o nível de preparação dos veículos e torna a categoria ainda mais competitiva”, analisa Facco.

As modificações do carro serão colocadas à prova na próxima semana, quando renomados nomes do Cross Country prometem pisar fundo no Rally de Barretos, considerada uma das melhores etapas do Campeonato Brasileiro e onde é aguardado um grid bem interessante.

A equipe Acelera Siriema tem patrocínio da Gonçalves S/A Ind. Gráfica, SI Indústria e Fontoura Dias Stands com apoio da 4×4 Experts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *