Rally: Neves e Maestrelli aumentam vantagem na liderança no Sertões

A dupla MaurÁ­cio Neves e Clécio Maesttrelli (Mitsubishi Evo PROM) deu mais um passo importante na disputa do 15. Rally dos Sertões ao aumentar sua liderança na competição, que hoje chegou a São Raimundo Nonato, PiauÁ­.

Os dois paranaenses da equipe Promacchina ficaram em terceiro lugar depois de gastar 3h43m12 para cobrir a etapa iniciada em Alto ParnaÁ­ba (MA), em uma performance parcialmente prejudicada pela queda de pressão do turbo alimentador. O paulista Paulo Nobre e o português Filipe Palmeiro (BMW) foram os vencedores, com o tempo de 3m33m53s. Hoje o rally segue para a cidade baiana de Barra, nova etapa do estilo maratona e possivelmente o trecho mais difÁ­cil de toda a competição. Nem por isso Neves considerou a prova de hoje fácil:

“Hoje foi sem dúvida o pior dia desde o inÁ­cio do rally e a prova deste ano me parece cada vez mais o Sertões mais difÁ­cil da história. Entre Alto ParnaÁ­ba e São Raimundo Nonato foi muita areia e muita quebradeira”.

Entre as duplas que tiveram problemas maiores estava a formada por José Franciosi e Eduardo Bampi, que até ontem ocupava a vice-liderança da prova. Um problema mecânico foi traduzido em 1h16m de atraso em relação aos dois paranaenses, que tampouco saÁ­ram ilesos no que se refere Á  resistência mecânica da Mitsubishi Evo PROM desenvolvida pela própria equipe, como explica Clécio Maestrelli:

“O carro continua praticamente sem um arranhão, graças a Deus. Na especial de hoje houve uma pequena queda na pressão do turbo alimentador, mas conseguimos chegar ao ponto de apoio para efetuar o reparo necessário e, com isso, poderemos prosseguir inteiros na etapa de amanhã.”

Hoje o Rally dos Sertões prossegue hoje entre São Raimundo Nonato (PI) e Barra (BA), outra etapa maratona onde 394 km, de um total de 493, contam para a classificação da prova. A principal caracterÁ­stica desta etapa é o elevado consumo de combustÁ­vel, o que levou os organizadores a montar um ponto de reabastecimento para os automóveis no meio do percurso. O piso de areia pesada e o alto Á­ndice de exigência de técnicas de navegação complementam as dificuldades desta etapa, que passa por vários pontos onde há muitos animais cruzando a pista.

Classificação extra oficial

Resultado da 4ª especial nos carros

1) Paulo Nobre / Filipe Palmeiro, BMW, 3h33m53s


2) Guilherme Spinelli / Marcelo VÁ­volo, Mitsubishi Evo, 3h40m35s
3) MaurÁ­cio Neves / Clécio Maestrelli, Mitsubishi Evo PROM, 3h43m12s
4) Reinaldo Varela / Marcos Macedo, Mitsubishi, 3h55m42s
5) Paulo Lima / Sergio Kigut, Mitsubishi, 3h57m6s

Classificação geral após quatro etapas

1) MaurÁ­cio Neves / Clécio Maestrelli – 18h0m25s1
2) Reinaldo Varela / Marcos Macedo – 18h39m39s2
3) Marcos Cassol / Kleber Cincea – 19h6m45s6
4) José Franciosi / Eduardo Bampi – 19m16s52s2
5) Marcos Baumgart / Alessandro FabrÁ­cio – 19h34m39s1