Rally: No penúltimo dia do Desert Challenge, Palmeirinha volta ser o 7º colocado

O penúltimo dia do Rally Desert Challenge reservou uma mistura de terrenos para os competidores que participam da 5ª e última etapa do Campeonato Mundial de Rali Cross Country.

Dunas de todos tamanhos, areia fofa e trechos rápidos no meio do deserto marcaram o trecho cronometrado de 339 km com largada e chegada na cidade de Moreeb. O brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha (Itaú Private Bank) foi o 7º colocado nesta etapa a bordo de uma BMW X3 e tendo como navegador o português Filipe Palmeiro.

“Hoje tivemos dunas bem complicadas, areia fofa, dunetes e pista rápida na areia, o que foi um dia bom para os buggys. Para nós em especial o dia também foi bom. Andamos bem durante toda a especial, não atolamos nenhuma vez e também não passei mal. Como não dá mais para pensar em resultado nesse rali, estamos nos preparando para o Dakar do ano que vem. E estamos indo bem, já que pelo segundo dia consecutivo não atolamos nas dunas, isso é muito bom”, disse Palmeirinha.

O ponto alto do dia para o brasileiro porém, não foi durante o perÁ­odo de competição. Já no parque de apoio no final da especial, Palmeirinha teve a missão de levar seu companheiro de equipe, o francês Guerlain Chicherit para o alto de uma duna de 400 metros, para uma filmalgem para a tv francesa. “O Chicherit é campeão mundial de ski em descida de montanha e a tv francesa queria que ele descesse essa duna gigante de ski. Eu fui o encarregado de levá-lo pra o topo da duna e no meio do caminho ele virou para mim e disse “se vc errar agora, nós vamos rolar uns 300 metros duna abaixo. Acho que ele estava com medo, mas mostrei para ele como é que se sobe uma duna. O mais legal foi na hora de descer, ele de ski e eu com meu carro bem ao seu lado. Foi bem legal”, contou Nobre.

A vitória no dia de hoje voltou a ser do piloto do Catar, Nasser Al Attiyah, com uma BMW, que agora ocupa a 3ª posição na classificação geral da prova, liderada pelo francês Stephane Peterhansel, da Mitsubishi. Nesta sexta-feira será realizada o último dia de comeptição, com uma especial ligando as cidade de Moreeb e Dubai.

Resultado da 4ª etapa:

1º Nasser Al Attiyah/Tina Toerner (BMW), 3h48min50s
2º Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubsihi), a 8min07s
3º Giniel de Villiers/ Dirk von Zitzewitz (Volkswagen), a 15min51s
4º Carlos Sainz/Michel Perin (Volkswagen), a 19min48s
5º Jose Luis Monterde/Jean Marie Lurquin (Schlesser), a 31min59s
6º Leonid Novitskiy/Oleg Tyupenkin (Mitsubishi), a 46min10s
7º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW), a 47min15s
8º Ahmed Bin Sugat/Abdulhaleen Zayed (Chevrolet), a 53min18s
9º Balazs Szalai/Laszio Bunkoczi (Opel), a 54min17s
10º Yeha Alheli/Khalid Alkhendi (Liberty), a 58min07s

Classificação da prova

1º Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi), 14h45min14s
2º Carlos Sainz/Michel Perin (Volkswagen), a 9min45s
3º Nasser Al Attiyah/Tina Toerner (BMW), a 12min59s
4º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen), a 31min11s
5º Yeha Alheli/Khalid Alkhendi (Liberty), a 2h55min23s
6º Jose Luis Monterde/Jean Marie Lirquin (Schlesser), a 3h05min54s
7º Leonid Novitskiy/Oleg Tyupenkin (Mitsubishi), a 3h31min35s
8º Nicolas Gibon/Bruno Cattarelli (Toyota), a 4h12min41s
9º Jun Mitsuhashi/Akira Miura (Toyota), a 4h22min10s
10º Balazs Szalai/ Laszio Bunkoczi (Opel), a 4h25min37s
12º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW), a 9h57min18s