Rally: Novo BMW X5/RACING vivendo as emoções do Rally dos Sertões

O BMW X5/RACING já passou por várias aventuras durante os cinco dias do Rally dos Sertões, vivenciando o dia-a-dia dos competidores. O jornalista-piloto Ricardo Lopes, relata que no primeiro dia os competidores quase não precisaram se preocupar com o limite de velocidade, fixado em 150 km/h para carros e caminhões.

Já nas etapas 2 e 3 a velocidade subiu e muito com as constantes retas de piso bom. “No primeiro dia nem me preocupei com isso”, diz o piloto Ricardo Domingues, da equipe Ford Racing Trucks. “Em compensação nas etapas 2 e 3 atingimos velocidades bem elevadas”, completa.

Para Lopes na etapa 3, as equipes tiveram que, além de habilidade, contar com a sorte. Tudo por que no roteiro várias bifurcações não constavam na planilha. A falta dessa orientação se deu em razão de ambas as opções conduzirem os competidores ao mesmo local. A diferença estava no tipo de terreno, em que um era razoavelmente bom e o outro, muito esburacado. Quem não deu sorte foi a dupla Murilo Serrano e Deco Muniz. “Fizemos a opção errada e seguimos pelo pior caminho”, lamenta o navegador Muniz. “O pior era que essas bifurcações se repetiram por várias vezes durante o trajeto”, comenta.

Ele salienta que o fato inusitado até agora do Rally, aconteceu na largada para a etapa de número 4. “A dupla Agostinho Lopes Júnior e Marcio Di Iorio largou de marcha Á  ré. A equipe estava com problemas na junta homocinética do jipe Troller e ao tentar se deslocar para a frente a roda travava. Movendo de marcha Á  ré o piloto conseguiu a proeza de percorrer os 4 quilÁ´metros de deslocamento até a linha de largada. Na hora exata a equipe alinhou a traseira do jipe para largar. Contagem regressiva, partiram. Depois de 150 metros pararam e fizeram a substituição da peça, não trocada anteriormente por causa da etapa maratona”, descreve.

A equipe de profissionais que está a bordo do novo BMW X5/RACING terá a missão de percorrer todo o trajeto, de Goiânia até Salvador, por trilhas “paralelas” as dos competidores, de forma a levar aos leitores das revistas RACING, CARRO, TRANSPORTE MUNDIAL e MOTOCICLISMO, todas publicações da Motorpress, tudo o que de mais importante acontecerá no maior Rally das Américas.