Rally Piocerá: Prova de hoje foi tecnicamente perfeita

Organização traçou um percurso espetacular em trilhas de chão batido e pedras

O 3° dia de rally ferveu, literalmente falando. O sol forte de 35°, na sombra, iluminou a trilha entre os municÁ­pios de ParnaÁ­ba (Pi) e Ubajara (CE), passando por Viçosa. Na região, enormes trechos repletos de carnaubais e vegetação tÁ­pica de sertão. O solo de piçarra, com trechos de areia, desafiou as equipes a mostrarem o que de melhor poderiam fazer para evitar quedas e outros problemas.

Na categoria quadriciclo graduado destaque para a participação do veterano Arnaldo Silveira Júnior, do Ceará, que elogiou a prova: “A organização teve a preocupação de escolher boas trilhas, por isso acredito que a prova será mesmo definida amanhã em função da técnica com que os trechos foram preparados”, frisou. Esta é a 8° vez que Aroldo Júnior participa do Piocerá. Já venceu por duas vezes nas categorias carro 4×4 e moto, agora pretende garantir o primeiro lugar na atual modalidade.

A dupla Alade e Braulim (MG), que correm na categoria carro 4×4 avaliaram o percurso de hoje: “Até agora tivemos uma prova boa. Hoje o terreno duro e pedregoso veio pra enriquecer ainda a trilha e a prova, tornando-a tecnicamente perfeita. Fechamos com tranqüilidade”, disse Alaide.

Destaque também para a belÁ­ssima paisagem da Serra da Ibiapaba. Uma subida Á­ngreme que fez com que os competidores alcançassem a marca de 900 metros acima do nÁ­vel do mar, usando tração 4×4 e punho firme para não deixar o carro deslizar na piçarra, terra de barro batido com pequenas pedras. Quadriciclos e moto rally também enfrentaram algumas dificuldades na sumida, como o engarrafamento, isso porque a estrada é estreita, permitindo apenas um por vez. Uma aventura radical que encantou pilotos e equipes de apoio.

Na chegada a Ubajara as equipes foram recebidas por muitos populares. Todos aguardavam para ver as estrelas do maior rally da América Latina, finalizarem mais um dia de subidas, descidas e curvas fechadas. Amanhã acontecem as últimas etapas do Piocerá 2011 entre Ubajara e Jijoca de Jericoacara.

Equipe ‘rala’ para ajustar carro e participar do terceiro dia de prova

Estava indo tudo muito bem para a dupla Alessandro Chaves e Bruno Carvalho, da equipe Salinas Palace (PA) até que na 1° etapa do percurso Barreirinhas (MA) – ParnaÁ­ba (PI), nas dunas dos Lençóis Maranhenses, a L200 savana que levava a dupla, ficou parada em meio Á  areia. Com problemas no radiador e no alternador a equipe de apoio da dupla trabalhou arduamente para que o carro voltasse Á  competição hoje.

O esforço valeu Á  pena. Dez minutos depois da largada da etapa ParnaÁ­ba (Pi) – Ubajara (Ce) eles conseguiram partir. Depois de 20 minutos na prova, a dupla conseguiu recuperar seu tempo e voltou a brigar pelos pontos. Alessandro e Bruno estão competindo na categoria carro expedição.

O Rally Piocerá 2011 acontece entre os estados do PiauÁ­, Ceará e Maranhão.Â