Rally: ProMacchina sai de Barretos líder do Campeonato Brasileiro

Com dois carros da equipe na disputa, a ProMacchina comemora a liderança na categoria protótipos e a vitória do superprime.

O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country começou de forma excelente para a ProMacchina. Ainda que desfalcada da dupla Felipe Bibas/ Emerson Cavassim, a equipe cumpriu seu maior objetivo, sair na frente na briga pelo título da temporada brasileira de 2009.  Mas nada foi fácil, o trecho cronometrado de hoje repetiu o mesmo percurso de ontem, com 106 quilômetros de pista travada, escorregadia e enlameada.

“Apesar do percurso ser o mesmo de ontem, hoje o piso estava um pouco mais seco e optamos por uma tocada até mais ousada. Foi necessário andar mais forte porque com apenas uma especial de 106 quilômetros quem quer bons resultados precisa acelerar com vontade. Os pilotos que aqui estão são muito bons, brigam por décimos de segundos e o rali se transforma em um verdadeiro pega dentro do trecho com os dez primeiros carros chegando bem próximos. Quanto à nós, mantivemos a estratégia de focar nosso objetivo que é conquistar o campeonato, e por isso estamos muito felizes por sairmos de Barretos na liderança de nossa categoria, a protótipos”, comemora Stanger Eller.

Na especial deste domingo Riamburgo e Stanger fecharam o dia em segundo na classificação geral, e por isso nem a vitória de Jean Azevedo/ Youssef Haddad conseguiu roubar da dupla cearense a liderança do brasileiro, já que no sábado, primeiro dia de prova, Jean ficou com a quarta colocação.

“No Rally de Barretos cada dia de prova pontua como uma etapa para o brasileiro. Ontem vencemos o dia em nossa categoria e sabíamos que hoje precisávamos acelerar forte mas conscientes de que não havia necessidade de correr riscos desnecessários. Teremos um ano inteiro de competições e nele cada etapa vencida, cada pontuação conquistada, fará diferença para o resultado final. Mesmo sendo uma prova curta, que aparentemente funciona como um tudo ou nada, ela faz parte de um todo e hoje vencemos o primeiro round”, explica Riamburgo Ximenes.

Se por um lado Ximenes e Eller cumpriram a lição de casa e tiraram 10 na prova final, do outro, a dupla paranaense Maurício Neves e Leandro Ferrarini mesmo com os problemas do primeiro dia não perderam viagem. Na especial de hoje, uma pane elétrica danificou o parabrisa do carro deles, sem visibilidade devido a grande quantidade de lama e água que ainda permaneciam no trecho, a dupla fechou o dia em quinto lugar na categoria protótipos. Porém, isso não os desmotivou e no Superprime, pelo terceiro ano consecutivo, levantaram a galera e deram um show de perícia e velocidade na pista montada no parque do peão boiadeiro.

“O Superprime é uma disputa que adoro. Nele o público é presença certa, e dar à eles um grande espetáculo é nossa obrigação. Isso fomenta a admiração ao esporte, enche os olhos de quem assiste e estimula as pessoas a quererem ver o rali mais vezes. Como em Barretos acontece uma premiação especial para a somatória das duas tomadas de tempo na pista do parque, uma no sábado e outra fechando o evento no domingo, esse resultado é muito valorizado e por isso estou muito feliz em tê-lo conquistado pela terceira vez  seguida”, declara Maurício Neves.

A ProMacchina é atual campeã brasileira na categoria protótipos, com o título conquistado por Maurício Neves em 2008 e sai de Barretos na liderança da temporada 2009 com Riamburgo Ximenes. Com estes resultados a equipe mostrou mais uma vez que vencer faz parte da sua trajetória. No Rally de Barretos o time apenas começou seu caminho rumo à conquista de um título inédito para Ximenes/Eller e comprovou a invencibilidade de Maurício/Leandro em pistas fechadas.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro acontecerá de 29 de abril a 3 de maio, no Rio Grande do Norte, com o RN1500. Lá o time estará completo, os cearenses Riamburgo/Stanger vão tentar o Tricampeonato, os paranaenses Maurício/ Leandro e Felipe/ Emerson vão em busca de um título inédito. Juntos, eles querem mais uma vitória para a ProMacchina Rally.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *