Stock: Burti e Orsi dividem a primeira fila do grid em Curitiba

Luciano Burti conquistou neste sábado (29) a primeira pole-position de sua carreira no Campeonato Brasileiro de Stock Car v8. O piloto paulista da Action Power foi o mais rápido nos dois treinos classificatórios disputados no Autódromo Internacional de Curitiba e repetiu o desempenho na “Super Classificação”, fase em que os 10 pilotos mais rápidos do fim de semana voltam à pista para definir suas posições nas cinco primeiras filas do grid de largada.

Burti, em sua volta mais rápida na “Super Classificação”, cobriu os 3.695 metros de extensão do circuito paranaense em 1min20s868, com média horária de 164,490 quilômetros. Foi 34 milésimos de segundo mais rápido que o vice-líder do campeonato, o sul-mato-grossense Hoover Orsi, da equipe Amir Nasr, com quem vai dividir a primeira fila do grid. Hoover repete o segundo lugar que obteve no grid da prova de três semanas atrás, no circuito paulista de Interlagos.

“Poderia até ter sido melhor, porque a gente enfrentou muitos problemas, com o motor falhando da primeira volta até a metade do último treino. Nós tivemos que trocar vários componentes e, ainda assim, conseguimos deixar o carro muito rápido para a Super Classificação. A equipe fez um trabalho fantástico”, atribuiu o vice-líder da temporada. “É difícil fazer previsões, mas a formação do grid nos dá uma boa chance de conseguir aqui a liderança do campeonato”.

O paranaense David Muffato, companheiro de Orsi na equipe Amir Nasr, teve um contratempo inusitado no último treino classificatório. Ele completou uma volta a mais que o limite estipulado e, como punição, perdeu seu melhor tempo do fim de semana. Caiu de 15º para 19º. “O carro estava um saindo um pouquinho de traseira durante os treinos, mas já fizemos os ajustes necessários para a corrida, ele já está prontinho aqui, esperando a hora da largada”, anima-se.

Campeão da Stock Car V8 em 2003, Muffato entende que a tranqüilidade ao longo das 29 voltas da corrida em Curitiba. “Sei que meu carro vai estar muito competitivo na corrida, então a estratégia é a de manter a calma e vir para cima. A metasé ganhar posições na largada e aproveitar o bom rendimento do carro para fazer uma corrida produtiva”, estipula o piloto, que tem em seu carro as cores de CEB, Banco de Brasília, Würth, Drugovich, Puma e NutriDay.

Amir Nasr, chefe da equipe, demonstrou satisfação com os resultados dos treinos. “Nós começamos o fim de semana com problemas, mas resolvemos todos eles e o carro do Hoover voltou para o seu lugar. O sistema de aquisição de dados ajudou muito, porque pudemos ir direto à fonte do problema para resolvê-lo”, diz. “O David também teve problemas, está muito atrás de sua posição de direito. O carro dele, hoje, é um dos seis mais rápidos do grid”, aponta.

O SpeedRacing.com.br irá transmitir, ainda em em fase de testes, a corrida ao vivo neste domingo às 13 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *