Stock: Burti no Top 5 da Stock Car

Piloto termina corrida em sétimo e se garante entre os melhores da temporada.

Luciano Burti (Amanco/Poliron) terminou a última etapa da Copa Nextel Stock Car na sétima colocação. Com o resultado, o piloto fechou a temporada 2009 em quinto na classificação geral da Mobil Super Final – disputada apenas pelos dez melhores da temporada -, com 257 pontos. A corrida foi realizada na manhã deste domingo (6), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Não foi uma etapa fácil para Burti, que largou da oitava posição. O carro apresentou rendimento até 10 km/h menor que dos principais adversários nos trechos de aceleração máxima. Como os primeiros treinos livres foram realizados sob chuva, o problema só ficou evidente durante o treino classificatório, disputado com piso seco. O lugar na quarta fila, diante das dificuldades, foi comemorada pelo piloto.

A equipe Boettger Competições optou por trocar o motor do JL-G09, mas a mudança não surtiu o efeito desejado durante a corrida. Para completar, o piloto lamenta dois toques logo no início, que prejudicaram o alinhamento e não permitiram que Burti imprimisse aquela que foi a sua marca durante toda a temporada: recuperar posições, especialmente durante a largada.

“O nosso carro estava muito, mas muito lento de reta. Eu não tinha nem como me defender muito. Tentei segurar no começo, mas percebi que esse esforço era inválido porque estávamos numa condição muito ruim”, afirmou o piloto.

Se o resultado da corrida não foi dos melhores, Luciano Burti ficou satisfeito com o resultado final do campeonato. “Tivemos alguns altos e baixos durante a temporada, mas na fase dos play-offs pudemos mostrar que nosso potencial era bom”, afirmou. A vitória na penúltima etapa, em Tarumã, foi prova deste desempenho do piloto, patrocinado por Amanco e Poliron.

Outro grande momento em 2009 foi um segundo lugar em Interlagos, em prova válida pela quinta etapa, no mês de julho. Burti mostrou-se um dos pilotos de maior regularidade na temporada, e só não pontuou na etapa de abertura do ano, também no autódromo paulistano.

A vitória na prova de encerramento da temporada foi de Thiago Camilo, com Ricardo Maurício e Max Wilson completando o pódio. A próxima temporada da Stock Car – com um novo motor e o etanol substituindo a gasolina – começa no dia 28 de março de 2010, em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *