Stock Car: Camilo fecha sexta-feira na frente em Londrina

Um dia quente e um asfalto bastante irregular foram os destaques do primeiro dia de atividades da Stock Car em Londrina, que viu Thiago Camilo registrar o melhor tempo no combinado das duas sessões realizadas nesta sexta-feira com uma volta voadora em 1:10.510.

O piloto da Ipiranga Racing foi o sÁ­mbolo da dominação das equipes chefiadas pela famÁ­lia Mattheis: Valdeno Brito e Julio Campos, da Prati, conduzidas por Rodolpho Mattheis, foram segundo e terceiro, nesta ordem, com Bia Figueiredo, parceira de Camilo no time liderado pela lenda Andreas Mattheis, teve seu melhor resultado em treinos livres deste ano com o quarto lugar.

Atual bicampeão, Daniel Serra apareceu em quinto e foi o primeiro a virar acima de 1:10s, seguido de perto por Denis Navarro, o destaque positivo do dia, que liderou a primeira sessão com a Cavaleiro Sports – tempo que o garantiu em sexto no combinado. Felipe Fraga (Cimed), Marcos Gomes (KTF), Lucas Foresti (Vogel) e Felipe Lapenna (Cavaleiro) completaram a lista dos dez primeiros no geral.

Outras menções importantes foram o 11º lugar de Nelsinho Piquet (Full Time), o 14º de Cacá Bueno (Cimed), o 19º de Átila Abreu (Shell), a 23ª posição de Ricardo Zonta (Shell) e o 26º posto de Rubens Barrichello (Full Time), em um dia sem incidentes nem nenhuma bandeira vermelha, mas com muito calor, como destaca Camilo:

“A pista está muito abrasiva e a gente trabalhou no carro para a corrida a maior parte do tempo e o carro se comportou bem. Temos uns pequenos ajustes para fazer e o carro não está ainda no ideal. Tenho uma diferença de pneus para os concorrentes e não dá para saber as condições de cada um, mas o bom é saber que começamos de forma competitiva.”

As condições do asfalto, inclusive, receberam reclamações por parte do bicampeão Serra: “A pista está em estado crÁ­tico. A cada curva o tipo do asfalto muda e isso está fritando os pneus. Isso faz com que a situação deixe de ser técnica e passe a ser de sorte, pois esse desgaste todo pode estourar um pneu durante a corrida”

Outro assunto que também incomodou alguns pilotos foi o excesso de cortes na chicane e na saÁ­da da descida da famosa Curva da Caixa D’Água, onde muitos saÁ­ram com as quatro rodas para fora da zebra, o que é passÁ­vel de punição, mas só rendeu advertências até o momento. “Está muito confuso essa parte do corte de pista, precisamos entender como fazer isso funcionar, teve pilotos que cortaram a pista mais de 11 vezes em 15 voltas, então está difÁ­cil saber o que está certo e errado. Meu carro está bom, mas está difÁ­cil fazer essa comparação”, resume Campos.

Confira abaixo o combinado desta sexta-feira:
1 . Thiago Camilo ( Ipiranga Racing ), 1:10.510
2 . Valdeno Brito ( Prati-Donaduzzi Racing ), 1:10.805
3 . Julio Campos ( Prati-Donaduzzi Racing ), 1:10.977
4 . Bia Figueiredo ( Ipiranga Racing ), 1:10.994
5 . Daniel Serra ( Eurofarma RC ), 1:11.002
6 . Denis Navarro ( Cavaleiro Sports ), 1:11.015
7 . Felipe Fraga ( Cimed Racing ), 1:11.025
8 . Marcos Gomes ( KTF Sports ), 1:11.061
9 . Lucas Foresti ( Vogel Motorsports ), 1:11.108
10 . Felipe Lapenna ( Cavaleiro Sports ), 1:11.109
11 . Nelson Piquet Jr ( Full Time Sports ), 1:11.183
12 . Gaetano di Mauro ( Shell Helix Ultra ), 1:11.202
13 . Ricardo MaurÁ­cio ( Eurofarma RC ), 1:11.210
14 . Cacá Bueno ( Cimed Racing ), 1:11.220
15 . Galid Osman ( Shell Helix Ultra ), 1:11.223
16 . Rafael Suzuki ( Hot Car Competições ), 1:11.229
17 . Gabriel Casagrande ( Crown Racing ), 1:11.236
18 . Marcel Coletta ( Crown Racing ), 1:11.267
19 . Átila Abreu ( Shell V-Power ), 1:11.300
20 . Guga Lima ( Vogel Motorsport ), 1:11.300
21 . Allam Khodair ( Blau Motor Sports ), 1:11.319
22 . Cesar Ramos ( Blau Motor Sports ), 1:11.435
23 . Ricardo Zonta ( Shell V-Power ), 1:11.444
24 . Bruno Baptista ( RCM Motorsport ), 1:11.455
25 . Max Wilson ( RCM Motorsport ), 1:11.599
26 . Rubens Barrichello ( Full Time Sports ), 1:11.643
27 . Raphael Reis ( Carlos Alves Competições ), 1:11.964
28 . Diego Nunes ( KTF Sports ), 1:12.452
29 . Pedro Cardoso ( Hot Car Competições ), 1:13.112