Stock Car: Economia de pneus passa a ser determinante na Stock Car

Novo formato do treino classificatório faz com que estratégia de prova comece na sexta-feira. Thiago Camilo foi o mais rápido dos treinos livres e Alceu Feldmann fechou o “Top 10”.

Nesta sexta-feira começou oficialmente a temporada 2009 da Stock Car. Depois de três dias de treinos coletivos, os 32 pilotos entraram na pista de Interlagos (SP) para as sessões livres, que antecedem o treino classificatório deste sábado (28). Além da chegada do novo carro, outras mudanças prometem trazer ainda mais emoção à categoria.

Com as alterações no formato do treino classificatório, a economia de pneus passa a ser determinante. Agora, cada piloto tem direito a dois jogos novos por fim de semana, sendo que será obrigatório utilizar os mesmos pneus do início ao fim do treino classificatório – que neste ano está dividido em três sessões. Nos primeiros 20 minutos fica definida a ordem de largada da 17ª à 32ª posições. Nos 15 minutos seguintes da 7ª à 16ª. E na parte final o piloto mais constante fica com a pole position – a definição será pelo tempo médio das três melhores voltas.

No ano passado, nas “minicorridas” que definiam o pole, era possível trocar o pneu à medida que o piloto evoluía de um treino para outro. Como neste ano a troca de pneus será proibida, a estratégia adotada pela equipe e pelo piloto quanto ao número de voltas dadas em cada treino será muito importante – até porque será com este pneu que o piloto fará a primeira metade da prova. Como a troca de pneus será obrigatória durante a corrida, quem conseguir guardar um pneu novo para o pit stop terá vantagem.

Nesta sexta-feira, durante os treinos livres, Thiago Camilo saiu na frente, fechando o dia como o piloto mais rápido (1:40.121). Logo atrás dele vieram concorrentes diretos ao título, como o atual vice-campeão, Marcos Gomes, e o campeão Ricardo Maurício, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Outros pilotos que disputaram o playoff no ano passado também apareceram no “Top-10”. É o caso de Valdeno Brito (5º), Popó Bueno (6º), Allam Khodair (7º) e Alceu Feldmann (10º). Surpresa negativa foi o 30º lugar do bicampeão Cacá Bueno, que teve o carro reconstruído após o incêndio durante os treinos coletivos, e a 28ª colocação de Átila Abreu, piloto revelação de 2008.

Alceu Feldmann gostou da nova regra dos pneus: “teremos que entrar e virar rápido, sem hesitar. Não há margem de erro. Quero usar a experiência que adquiri nesses nove anos de Stock Car a meu favor. Além disso, como consigo ser constante entre uma volta e outra, posso me beneficiar caso fique entre os seis mais rápidos”, avalia. Décimo colocado nas sessões livres, Alceu ficou satisfeito com o carro: “vamos aprimorar um pouco mais o acerto, mas estamos no caminho certo. Só mexeremos em alguns detalhes para buscar uma vaga nas primeiras filas”, diz o piloto da Boettger Competições.

A tomada de tempos deste sábado tem início às 13h30. Antes disso, os pilotos ainda poderão realizar mais alguns testes no último treino livre, marcado para às 9h10. A corrida de domingo será às 11 horas. A Rede Globo transmite a parte final da prova dentro do Esporte Espetacular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *