Quem largar na frente leva três pontos na classificação geral.
A definição do grid de largada da Copa Nextel Stock Car apresenta novidades na temporada 2009. Uma delas é que agora os três primeiros recebem bonificações. O pole position já começa ganhando três pontos na classificação do campeonato. O segundo colocado recebe dois e o terceiro um ponto de bonificação. “Eu sou a favor de se dar um bÁ´nus para quem for o mais rápido no treino classificatório, mas apenas ao mais rápido. Não vejo porque beneficiar o segundo e o terceiro colocadosâ€, opina o amazonense Antonio Pizzonia (Amir Nasr Racing), experiente piloto com passagens na Fórmula 1, Champ Car e Superleague. O treino classificatório acontece neste sábado (28/03), a partir das 13h30 (horário de BrasÁlia), em São Paulo (SP).
Nos quatro dias de testes com o novo carro da Stock Car, Antonio Pizzonia foi o piloto que deu menos voltas no circuito de Interlagos. “Tive alguns problemas em todos os testes e ainda estou me sentindo um novato em cima desse carroâ€, afirma o representante de Manaus. O mais incrÁvel é que enquanto várias equipes tiveram alguns problemas técnicos em função do projeto do novo bólido, seu equipamento apresentou problemas com um dos dois itens que não mudaram: o propulsor. “Já estamos usando o terceiro motor e ele ainda continua falhandoâ€, explica.
Mesmo sem ter tido muitas oportunidades de ajustar seu Peugeot 307, os dados da telemetria indicam que o acerto está num bom caminho. “Mas dá para melhorar muito mais, porque eu ainda não tive oportunidade de encontrar os limites do novo carroâ€, conta Pizzonia. “Estamos buscando a solução para os problemas que estão acontecendo, mas podemos perceber que o comportamento geral é bom. Assim que solucionarmos tudo, o Antonio vai ficar entre os primeirosâ€, afirma o chefe de equipe Amir Nasr.
Por não ter testado muito, Antonio Pizzonia irá com pouca base para a classificação e a corrida. “Além de eu não saber os limites do carro, não pudemos coletar os dados sobre o desgaste de pneus com o carro novo. Não tenho a exata noção de como será a minha classificação e a corridaâ€, comenta o esportista. Após uma revisão completa, os mecânicos acreditam que o problema possa ser no carburador, já que em todas as trocas de motor os periféricos geralmente são os mesmos.