Stock Car: Retrospecto Chevrolet em Interlagos favorece Marcos Gomes

Se depender dos resultados das corridas de Stock Car já disputadas em Interlagos neste ano, o piloto do Chevrolet Power Team Marcos Gomes leva o título na última etapa do ano, a terceira disputada na capital paulista na temporada. Houve coincidência nos quatro primeiros colocados nas 1ª e 6ª etapas, ambas em Interlagos: Marquinhos venceu, seguido por outro piloto Chevrolet, Thiago Camilo, e por Cacá Bueno (Mitsubishi). Ricardo Maurício, que tem um ponto a mais que Gomes na classificação do campeonato (286 a 285), terminou na quarta posição as duas vezes em que a Stock Car correu em São Paulo em 2008.

Os pilotos não falam abertamente que o Chevrolet Astra tem uma pequena vantagem aerodinâmica em Interlagos – já que chassis, motores e pneus são idênticos -, mas deixam uma pista. “Da mesma forma que o Peugeot tem tido uma pequena vantagem nos anéis externos (Curitiba e Brasília usam esta configuração), aqui em Interlagos, que tem mais curvas de baixa, os Astra vêm se saindo melhor. Pode ser apenas coincidência, mas não parece”, diz Thiago Camilo, terceiro colocado no campeonato, com 252 pontos. “Não acredito que eu leve vantagem sobre o Ricardinho por ter vencido as últimas corridas aqui”, desconversa Marcos Gomes.

Dos 34 pilotos que estão na pista para a última etapa da Stock Car 2008, 10 já venceram em Interlagos na chamada Era V-8 – a partir de 2001, quando a principal categoria do automobilismo brasileiro adotou os motores de oito cilindros usados na Nascar, a Stock Car americana. São eles Nonô Figueiredo, Ingo Hoffmann, David Muffato, Giuliano Losacco, Cacá Bueno, Thiago Camilo, Hoover Orsi, Ricardo Maurício, Antônio Jorge Neto e Marcos Gomes. Os maiores vencedores são Chico Serra e Cacá Bueno, com quatro triunfos cada, e o único a vencer três vezes consecutivas é Marcos Gomes. Na Era V-8 a Stock Car vem correndo três de suas doze corridas anuais em Interlagos.  

TODOS OS VENCEDORES EM INTERLAGOS NA ‘ERA V-8’
2001 – Nonô Figueiredo – Xandy Negrão – Chico Serra
2002 – Ingo Hoffmann – Chico Serra – Chico Serra
2003 – David Muffato – Giuliano Losacco – Chico Serra
2004 – Giuliano Losacco – Cacá Bueno – Thiago Camilo
2005 – Cacá Bueno – Hoover Orsi – Hoover Orsi
2006 – Cacá Bueno – Cacá Bueno – Ingo Hoffmann
2007 – Ricardo Maurício – Antônio Jorge Neto – Marcos Gomes
2008 – Marcos Gomes – Marcos Gomes

Número de vitórias por piloto em Interlagos na ‘Era V-8’
Chico Serra – 4
Cacá Bueno – 4
Marcos Gomes – 3
Ingo Hoffmann – 2
Giuliano Losacco – 2
Hoover Orsi – 2
Nonô Figueiredo, Xandy Negrão, David Muffato, Thiago Camilo, Antônio Jorge Neto, Ricardo Maurício – 1

Total: 23 corridas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *