Stock: Cascavel acompanha no domingo a sexta etapa da Stock Car

Corrida será realizada neste domingo Á s 11 horas. Treinos começam no sábado cedo e definição do grid de largada acontece Á  tarde. Campeonato Brasileiro de Turismo faz companhia Á  principal categoria nacional.

O inÁ­cio da 34ª temporada da Stock Car tem sido um dos mais equilibrados dos últimos tempos. Se não nas vitórias, pois em cinco corridas foram somente três ganhadores, pelo menos na pontuação, pois a diferença entre os quatro primeiros colocados na classificação geral é muito pequena. Ainda mais se for levado em conta que na última etapa, dia 15 de dezembro em Interlagos, quando será realizada a quinta edição da Corrida do Milhão, os pontos valerão em dobro. A vitória valerá 48 pontos.

Neste domingo Á s 11 horas o Autódromo Zilmar Beux recebe a sexta etapa da temporada – exatamente a metade – da mais importante categoria do automobilismo nacional e uma das mais conhecidas e disputadas do mundo. Na preliminar, será realizada a segunda corrida do ano do Campeonato Brasileiro de Turismo, a categoria formadora de pilotos para a Stock Car, que tem a liderança de Felipe Fraga, 18 anos, com Gabriel Casagrande, 17 anos, em segundo na classificação geral.

A liderança da Stock Car está nas mãos do pentacampeão Cacá Bueno, que venceu em Interlagos e a última etapa disputada em BrasÁ­lia. O segundo colocado é o rei da regularidade entre os primeiros colocados, Ricardo MaurÁ­cio, campeão da Stock Car em 2008. Com uma vitória no ano (Salvador) Ricardinho está no vácuo do ponteiro: 97 a 96.

O terceiro lugar é de Daniel Serra. O filho do tricampeão Chico Serra completa a lista dos vencedores em 2013 com duas vezes em primeiro (Curitiba e Tarumã). Serrinha tem 94 pontos. O quarto colocado, um pouco mais distante nos pontos, é Thiago Camilo, que em cinco corridas no ano marcou presença em quatro pódios consecutivos. Ele só não esteve entre os três primeiros em Interlagos, quando teve problemas no carro, terminou em 19º e ,ainda assim, marcou dois preciosos pontos.

Esta prova de Cascavel, a ser disputada domingo Á s 11 horas – Á s 9h15 será realizada a segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Turismo – pode ser uma espécie de divisor entre os pilotos que se mantêm com chances de brigar diretamente pelo tÁ­tulo, e os que continuam na luta por vitórias e boas colocações, mas distantes da mais importante conquista do automobilismo brasileiro.

Campeão da categoria em 2010, Max Wilson é o quinto colocado com 61 pontos. Ele é outro que, pela regularidade, pode incomodar os lÁ­deres, mas sabe que precisa de um bom resultado agora em Cascavel. Outro que em 2012 brigou pelo tÁ­tulo até a última etapa e também corre atrás da recuperação é Valdeno Brito, o primeiro ganhador da Corrida do Milhão, que tem 51 pontos. Ele foi o vencedor de 2012, quando a Stock Car voltou a Cascavel depois de duas décadas distante.

Um dos destaques da temporada é o experiente Rubens Barrichello, que tem demonstrado excelente adaptação ao carro de Turismo e, especialmente, ao Stock Car. Depois de 19 temporadas na Fórmula 1 e uma na F-Indy, Rubinho fez seu primeiro pódio (segundo lugar) na categoria ao conquistar, com uma corrida estratégica e onde colocou em prática toda a sua experiência de mais de 25 anos no automobilismo, pois andou boa parte da prova com pneus de chuva quando a pista já tinha secado. Rubinho é o nono colocado no campeonato com 40 pontos.

A última vez que Barrichello correu em Cascavel foi em 1989, na extinta Fórmula Ford. Desde então a pista sofreu várias modificações que culminaram com a grande reforma do ano passado e algumas importantes adaptações nesta temporada.