Stock: Categoria chega e alegra mais ainda Salvador

Quarta etapa da temporada – a quinta corrida na cidade – será realizada neste domingo às 11 horas nas ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Briga pela liderança promete muita disputa, pois poucos pontos separam os primeiros colocados.

Uma vez por ano a Stock Car muda o jeitão formal do Centro Administrativo da Bahia. A presença da principal categoria do automobilismo tem sido facilmente notada pelos moradores de Salvador devido à montagem das arquibancadas, que acontece há cerca de 15 dias, e de toda a estrutura para receber a prova marcada para este domingo às 11 horas nas ruas do CAB, na capital baiana. Nesta quarta-feira o visual passou a acelerar mais ainda o coração dos apaixonados por automobilismo, pois chegaram caminhões com alguns dos Chevrolet Sonic e Peugeot 408 dos 34 pilotos que disputam a quarta etapa da temporada.

Nesta quinta e na sexta será a vez dos pilotos desembarcarem em Salvador para os treinos, que em 2013 se realizam somente no sábado. Os maiores destaques são Daniel Serra, líder isolado da Stock Car, com duas vitórias consecutivas (Curitiba e Tarumã), seguido pelo pentacampeão Cacá Bueno, que ganhou uma prova – a de abertura em Interlagos -, e por Ricardo Maurício, que está empatado em segundo lugar com Cacá. Serrinha tem 65 pontos contra 56 dos dois vice-líderes.

Uma demonstração da impressionante e boa regularidade de Ricardinho, campeão de 2008, é que em Tarumã (RS) ele completou cinco pódios consecutivos, pois chegou entre os três primeiros em Brasília e em Interlagos em 2012, e nas três realizadas neste ano. Agora, nos 2.724 metros da pista de rua baiana eles promete mais uma excelente briga pela vitória. Até agora, nas quatro edições anteriores na Bahia, foram duas vitórias de Cacá (2009 e 2010), uma de Thiago Camilo (2011) e uma de Allam Khodair, no ano passado.

Uma prova de que Salvador vive com intensidade a quinta edição da Stock Car nas ruas da cidade é a grande movimentação que a categoria provoca. Nos vários pisos do Salvador Shopping estão distribuídos totens de propaganda da categoria, além de o público poder acompanhar fotos e história da Stock Car, que começou em 1979 e acabou de completar 34 anos de existência.

Para os fãs poderem sentir de perto a emoção de pilotar um dos mais cobiçados carros de corrida do mundo do Turismo um simulador oferece oportunidade de se guiar o carro em várias pistas que integram a temporada.

Na tarde desta quarta-feira, foram feitos o acabamento e a pintura na reformulada chicane da entrada dos boxes, refeita para diminuir a velocidade dos carros e tentar evitar acidentes. De acordo com Jean Brambila, gerente de Engenharia de Competições da Vicar, a velocidade deve cair de cerca de 130 quilômetros por hora para 80 km/h quando os pilotos contornam a chicane. O que antes era feito em quarta marcha, provavelmente agora passará a ser em segunda.

A Stock Car tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Itaipava e da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot. A organização e a realização são da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *