Stock: Categoria começa a testar modificações no carro

Motores ganham potência com o novo sistema de escapamento em Curitiba.

A Stock Car começa a checar amanhã no Autódromo Internacional de Curitiba, na abertura dos treinos da segunda etapa da temporada-2009, se os problemas apresentados pelo novo carro na estréia há duas semanas em São Paulo foram solucionados. As equipes deveriam receber o novo escapamento e a fixação dos capôs ao longo desta quinta-feira e os mecânicos já contavam com um dia de muito trabalho. “Vamos ficar aqui até tarde da noite”, antecipou Rodolpho Mattheis, engenheiro do paranaense William Starostik na Equipe Medley.

As equipes inauguraram o novo cronograma determinado pelos organizadores. A partir de agora, a montagem dos boxes está sendo iniciada às 14 horas da quinta-feira. Mas ainda neste ano, desde que não restem mais dúvidas a respeito da confiabilidade do carro, a programação será enxugada e será concentrada apenas nos sábados e domingos. “Essa é uma das idéias para combater a crise financeira. Só em hospedagem a economia será significativa, levando em conta o tamanho das equipes. Mas ainda não podemos correr o risco de deixar todos os treinos para sábado e acontecer algum problema com o carro”, continuou Mattheis.

O novo sistema de escapamento tem agora dois canos saindo por cada um dos lados do carro e não mais apenas pelo direito. Em Interlagos, grande parte dos pilotos queixou-se da excessiva temperatura nos pedais provocada pela proximidade dos canos de descarga. Com a redistribuição do sistema, espera-se que não apenas o problema seja resolvido como os motores recebam um considerável aumento de potência. Em testes de dinamômetro realizados nesta semana, o ganho chegou a 12 cavalos e o total poderá alcançar perto de 475. Quanto ao reforço dos “capôs voadores” que marcaram a prova em Interlagos, sua eficácia só será conhecida domingo. “Eles se soltaram em consequência de batidas. Vamos ter de esperar pela corrida para ver se agora está tudo bem”, completou Mattheis.

Na volta da categoria à capital paranaense, os organizadores confirmaram as duas paradas nos boxes durante a corrida de domingo – uma para troca de pneus, cancelada por falta de tempo para ensaios em São Paulo, e outra para reabastecimento, mas ainda sob regime de bandeira amarela, a exemplo da primeira etapa. É provável, no entanto, que o regulamento original passe a ser obedecido na próxima corrida, marcada para o início de maio em Brasília. Neste caso, os dois pit stops serão realizados em janelas previamente anunciadas pela CBA e sem a presença do safety car.

A programação da Copa Nextel Stock Car nesta sexta-feira será esta:

13h00 – 13h30 – Grupo I
13h50 – 14h20 – Grupo II
16h00 – 16h30 – Grupo I
16h50 –17h20 – Grupo II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *