Motores ganham potência com o novo sistema de escapamento em Curitiba.
A Stock Car começa a checar amanhã no Autódromo Internacional de Curitiba, na abertura dos treinos da segunda etapa da temporada-2009, se os problemas apresentados pelo novo carro na estréia há duas semanas em São Paulo foram solucionados. As equipes deveriam receber o novo escapamento e a fixação dos capÁ´s ao longo desta quinta-feira e os mecânicos já contavam com um dia de muito trabalho. “Vamos ficar aqui até tarde da noiteâ€, antecipou Rodolpho Mattheis, engenheiro do paranaense William Starostik na Equipe Medley.
As equipes inauguraram o novo cronograma determinado pelos organizadores. A partir de agora, a montagem dos boxes está sendo iniciada Á s 14 horas da quinta-feira. Mas ainda neste ano, desde que não restem mais dúvidas a respeito da confiabilidade do carro, a programação será enxugada e será concentrada apenas nos sábados e domingos. “Essa é uma das idéias para combater a crise financeira. Só em hospedagem a economia será significativa, levando em conta o tamanho das equipes. Mas ainda não podemos correr o risco de deixar todos os treinos para sábado e acontecer algum problema com o carroâ€, continuou Mattheis.
O novo sistema de escapamento tem agora dois canos saindo por cada um dos lados do carro e não mais apenas pelo direito. Em Interlagos, grande parte dos pilotos queixou-se da excessiva temperatura nos pedais provocada pela proximidade dos canos de descarga. Com a redistribuição do sistema, espera-se que não apenas o problema seja resolvido como os motores recebam um considerável aumento de potência. Em testes de dinamÁ´metro realizados nesta semana, o ganho chegou a 12 cavalos e o total poderá alcançar perto de 475. Quanto ao reforço dos “capÁ´s voadores†que marcaram a prova em Interlagos, sua eficácia só será conhecida domingo. “Eles se soltaram em consequência de batidas. Vamos ter de esperar pela corrida para ver se agora está tudo bemâ€, completou Mattheis.
Na volta da categoria Á capital paranaense, os organizadores confirmaram as duas paradas nos boxes durante a corrida de domingo – uma para troca de pneus, cancelada por falta de tempo para ensaios em São Paulo, e outra para reabastecimento, mas ainda sob regime de bandeira amarela, a exemplo da primeira etapa. É provável, no entanto, que o regulamento original passe a ser obedecido na próxima corrida, marcada para o inÁcio de maio em BrasÁlia. Neste caso, os dois pit stops serão realizados em janelas previamente anunciadas pela CBA e sem a presença do safety car.
A programação da Copa Nextel Stock Car nesta sexta-feira será esta:
13h00 – 13h30 – Grupo I
13h50 – 14h20 – Grupo II
16h00 – 16h30 – Grupo I
16h50 -17h20 – Grupo II