Stock: Corinthians terá carro na Stock Car 2010

Ricardo Zonta será o piloto do centenário.

Em iniciativa inédita, o Corinthians será o primeiro clube do futebol brasileiro a ter uma equipe na temporada na Stock Car. Em parceria com a equipe RZ MotorSport, do piloto Ricardo Zonta, o Timão correrá todas as 12 etapas da principal categoria do automobilismo nacional.

A iniciativa é a forma do Timão comemorar o centenário nos autódromos de todo o paÁ­s. Tanto que o piloto Ricardo Zonta irá correr com o número 100 para marcar as festividades pelo aniversário do Corinthians.

O carro do Timão já tem data para estrear nas pistas. Nos dias 1 e 2 de março acontecem os primeiros treinos da temporada da Stock Car, em Interlagos. No final do mesmo mês, dia 28, está marcada a primeira etapa de 2010.

Para o diretor de marketing do Timão, Luis Paulo Rosenberg, a iniciativa é mais uma forma de levar o Corinthians para próximo do torcedor. “O automobilismo é umas das grandes paixões do brasileiro. O que esse projeto proporciona é juntar isso com o amor do corinthiano que é, com certeza, um dos maiores fenÁ´menos do Brasil”, disse. “Você já imaginou nossa torcida lotando as pistas para ver o Corinthians na Stock? Vai ser uma sintonia próxima do que a Ferrari tem na Itália”, concluiu.

Ricardo Zonta, o piloto do centenário, se mostrou contente com o projeto e garante ter a raça do Timão nas pistas. “Estamos muito honrados por representar o Corinthians na Stock Car. Ter a nossa equipe escolhida para levar o nome de um dos maiores clubes do Brasil e do mundo, que trabalha com muito profissionalismo, nos deixa muito felizes. Agora vamos nos esforçar mais ainda para representar a enorme nação corinthiana nos autódromos e contamos com sua torcida e apoio. Para a categoria, também acredito que será uma novidade muito interessante e que vai atrair ainda mais fãs”, disse.

Ficha técnica do piloto

Nome: Luiz Ricardo Zonta
Data de Nasc.: 23/03/1976

1987
Zonta inicia sua carreira no kart e vence a primeira prova que disputou. É vice-campeão Curitibano de kart.

1988
Vice-campeão Curitibano de kart.

1989
O piloto disputa campeonatos de kart.

1990
Campeão Paranaense de kart.

1991
Campeão Paranaense de kart.

1992
Quarto colocado no Campeonato Paulista de kart.

1993
Sexto colocado na Fórmula Chevrolet.

1994
Quinto colocado na F-3 Brasileira.

1995
Campeão da F-3 Sul-americana e Brasileira.

1996
Quarto colocado na F-3000 Internacional (duas vitórias).

1997
Campeão da F-3000 Internacional pela equipe SuperNova, superando o colombiano Juan Pablo Montoya .

1998
Campeão Mundial da FIA GT ao lado de Klaus Ludwig.
Vencedor do Capacete de Ouro pela segunda vez.

1999
Estreia na Fórmula 1 pela equipe BAR.

2000
Fórmula 1 – equipe BAR (três sextos lugares).

2001
Fórmula 1 – equipe Jordan Grand Prix. Ricardo tornou-se piloto de testes da equipe e substituiu o alemão Heinz-Harald Frentzen em duas etapas.

2002
Campeão da World Series by Nissan pela equipe Gabord Competicion.

2003
Piloto de testes da equipe Toyota de Fórmula 1.

2004
Terceiro piloto da equipe Toyota na Fórmula 1. Zonta pilotou o terceiro carro da equipe nos testes de sexta-feira e disputou cinco etapas, quando a escuderia substituiu o piloto Cristiano da Matta.

2005
Piloto de testes e terceiro piloto da equipe Toyota na Fórmula 1.

2006
Piloto de testes e piloto reserva da equipe Toyota na Fórmula 1.

2007
Piloto de testes da equipe Renault na Fórmula 1.
Estreia na Copa Nextel Stock Car.

2008
Grand-Am: quarto colocado nas 24 Horas de Daytona.
Terceiro lugar nas 24 Horas de Le Mans pela equipe Peugeot.
No Brasil, competiu na Copa Nextel Stock Car.

2009
Grand-Am: duas vitórias e um segundo lugar pela equipe Krohn Racing.
Copa Nextel Stock Car: uma pole e um pódio (segundo lugar).

2010
Copa Nextel Stock Car.
Grand-Am: quarto colocado nas 24 Hoars de Daytona.