Stock Jr.: Carros estarão prontos na primeira quinzena de fevereiro

Os carros da Stock Jr., a mais nova categoria do automobilismo brasileiro, já estão no Brasil. A ZF, empresa responsável pelo gerenciamento da Stock Jr., já tem estocadas as 19 gaiolas para todos os carros que terão 24 corridas, todas disputadas na preliminar da Stock Car V8. De acordo com o coordenador desportivo da Stock Jr., Roberto Giordano, as carenagens, sem ligação com qualquer montadora, estarão prontas na primeira quinzena de fevereiro e a montagem terá início imediatamente.


Os principais objetivos da categoria são atingir diferentes grupos de pilotos. O primeiro é aquele que deixa o kart e quer ingressar no automobilismo. O segundo é formado por pilotos mais experientes e que não têm intenção e nem tempo de se dedicar integralmente ao esporte devido a compromissos profissionais. A Pro comportará pilotos com até 35 anos e a Sênior acima dos 36 anos. O campeão da Stock Jr. na Pro receberá R$ 50 mil, dinheiro que deverá ser gasto na temporada do ano seguinte da Stock Car V8 Light, a seqüência natural da carreira.

Importados dos Estados Unidos, os carros têm chassi tubular, com motores Yamaha de 130 cavalos de potência com tração traseira e câmbio seqüencial de cinco marchas. Os Stock Jr. podem ser ocupados por um ou dois pilotos, cada um com uma pontuação específica. De acordo com o regulamento, um piloto pode ser campeão mesmo dividindo o carro com outro, pois serão computadas somente 12 provas das 24 provas do ano. Se somente uma pessoa utilizar o carro e fizer todas as rodadas duplas do final de semana, seus pontos serão somados e divididos por dois.

Como o objetivo é formar pilotos e movimentar aqueles mais experientes, o custo das 12 provas da Stock Jr. é baixo para os padrões do automobilismo. De acordo com Zeca Giaffone, diretor da ZF Racing, a temporada completa ficará em R$ 96 mil. Esse custo inclui os mecânicos, cedidos pela própria ZF. Cada um terá um carro para cuidar. O engenheiro responsável pelos carros será Affonsinho Giaffone, que como piloto tem passagens e títulos pelo automobilismo nacional e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *