Stock Jr.: Começa ‘Seletiva Tony Kanaan’

Nesta terça-feira (21) aconteceram os primeiros testes da “Seletiva Tony Kanaan” de Stock Jr. No evento, idealizado pelo campeão da Fórmula Indy 2004, Adriano Buzaid, Felipe Polehto, Guilherme de Conto, João Gonçalves, Marcelo Dias, Mário Romancini, Rafael Monteiro e Rafael Suzuki disputam a chance de representar a Kanaan Racing na competição que será preliminar das provas da Stock Car V8. Eles são observados e avaliados por três jurados: Afonso Giaffone, Américo Teixeira Jr e Paulo Carcasci.



Além da presença do próprio Kanaan na pista, a seletiva contou com a ilustre visita do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Sr.Paulo Scaglione. “A Seletiva Tony Kanaan de Stock Jr é uma iniciativa que deve ser muito aplaudida pelo seu ineditismo e abrangência. O Tony sempre foi um exemplo como esportista e agora, consagrado mundialmente, dá um novo exemplo. A CBA se sente honrada em participar desse evento e faço votos para que o Tony sempre tenha muito sucesso, pois as suas atitudes dentro e fora das pistas só reforçam esse sentimento. Além de amigo, o Tony abraçou a idéia da presidência da CBA e acompanha de perto o trabalho que é feito para o desenvolvimento do automobilismo nacional e dá a sua importante contribuição”, enfatizou o presidente.


 


Kanaan não só acompanhou como andou no novíssimo carro preparado pela ZF Racing. “Foi um dia bastante produtivo e que superou as nossas expectativas. Os pilotos puderem fazer um reconhecimento na pista, aprender os” macetes” do carro e ir acostumando com o traçado. Sem dúvida, nossos jurados tiveram uma excelente idéia dos talentos que disputam essa seletiva. Fiz questão de pilotar o carro para entender a reação dele e passar um pouco do que senti para os pilotos”, explicou Kanaan, que foi o mais rápido do dia. O baiano ainda falou da presença do presidente da CBA no evento “Estou muito honrado e contente por contar com a participação do presidente da entidade máxima do automobilismo brasileiro. Isso nos dá credibilidade e motivação para continuarmos com esse projeto”.


 


Nesta quarta-feira (22), os oito pilotos voltam à pista e fazem o último dia das sessões de treinamentos.


 


A categoria


Importados dos Estados Unidos pela ZF Racing, os carros da Stock Jr têm chassi tubular, com motores de motocicleta de 130 cavalos de potência com tração traseira e câmbio seqüencial de cinco marchas. Os Stock Jr. podem ser ocupados por um ou dois pilotos, cada um com uma pontuação específica. De acordo com o regulamento, um piloto pode ser campeão mesmo dividindo o carro com outro, pois serão computadas somente 12 provas das 24 provas do ano. Se somente uma pessoa utilizar o carro e fizer todas as rodadas duplas do final de semana, seus pontos serão somados e divididos por dois. O campeão da Stock Jr. receberá R$ 50 mil, dinheiro que deverá ser gasto na temporada do ano seguinte da Stock Car V8 Light, a seqüência natural da carreira.

Foto: Luca Bassani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *