Stock Jr.: Lineu Linardi próximo do tÁ­tulo da Classe Master

Decisão será neste fim de semana, em Interlagos, envolvendo dois paulistas: o lÁ­der Linneu Linardi e o segundo colocado, Jason Oliveira.



Dos quatro tÁ­tulos que a Stock Car colocou em jogo no inÁ­cio desta temporada, apenas dois permanecem em aberto: o da categoria principal, com cinco candidatos, e o da Stock Jr., na classe Master, com dois postulantes. A diferença é que enquanto uma decisão está completamente aberta, envolvendo Cacá Bueno, Hoover Orsi, Giuliano Losacco, Felipe Maluhy e Antonio Jorge Neto, a outra está praticamente definida. O paulista Linneu Linardi (JetPilot/Avimed), cauteloso, não vibra antes da hora, mas sabe que tem imensa vantagem e o tÁ­tulo nas mãos. Só mesmo um desastre poderia tirar a conquista do piloto, que voltou Á s pistas nesta temporada, depois de cinco anos afastado.


 


Seu único rival na briga pela taça é Jason Oliveira. Sem considerar os descartes obrigatórios, atualmente Linneu Linardi lidera com 1.066,00 pontos, contra um total de 1.035,5 do adversário. É o suficiente para que ele conquiste o tÁ­tulo apenas chegando ao final das duas corridas do fim de semana. A única coisa que não pode acontecer é uma quebra e as providências necessárias foram tomadas para evitar qualquer tipo de susto. “Eu acabei perdendo potência em razão do aquecimento do motor no Rio e por pouco não quebrei. Tive que tirar o pé e mesmo assim consegui vencer. Mas agora o propulsor está completamente revisado, o que me dá muita confiança”, afirma Linneu Linardi.


 


Os pneus também podem ter muita influência na decisão do tÁ­tulo. Todas as equipes receberam compostos novos em razão do desgaste excessivo na etapa anterior e os treinos livres serão fundamentais, porque o desempenho do carro melhora somente depois de algumas voltas de uso do pneu. Quem andar na medida certa pode ganhar vantagem para a prova. “Quero aproveitar todas as voltas que puder para deixar os pneus no ponto certo. É meu ano de retorno ao automobilismo, fizemos o campeonato todo pensando no tÁ­tulo e agora tudo o que quero é levar o carro até o final para garantir a conquista”, comenta.


 


E se pintar uma oportunidade, é claro que Linneu Linardi também disputará a vitória. “Desde a abertura da temporada, meu desempenho em Interlagos sempre foi muito bom e tenho certeza que vamos conseguir manter o ritmo. Na última prova disputada no circuito, por exemplo, cheguei a registrar o segundo melhor tempo na geral (incluindo pilotos da Master e da Pró). Então, o primeiro objetivo é assegurar o tÁ­tulo. E se for possÁ­vel tentar ganhar a corrida”, conclui o piloto. Independentemente do resultado final, ele já tem testes agendados na Stock Car Light logo após o encerramento do campeonato.