Stock: Luciano Burti parabeniza Max Wilson, novo campeão da Stock Car

Pilotos são amigos e conhecidos desde os tempos de carreira na Europa

A última etapa da temporada, disputada neste domingo (5) sob chuva em Curitiba (PR), fez de Max Wilson o novo campeão da Stock Car. O piloto da Eurofarma RC, de 38 anos de idade, chegou ao tÁ­tulo com um oitavo lugar na corrida decisiva, vencida por Diego Nunes, da RC3 Bassani. “Fiquei muito feliz pelo Max, que é um dos meus melhores amigos na Stock Car, alguém com quem eu tenho uma relação pessoal até mais antiga”, disse Luciano Burti, piloto da Itaipava Racing Team.

Os dois não haviam corrido juntos antes da Stock Car, mas foram contemporâneos de carreira na Europa. “Ele sempre esteve perto de tÁ­tulos em outras categorias e acabou não conquistando, então fiquei feliz pelo resultado de hoje, que foi bastante merecido. Desde o inÁ­cio da carreira, apesar de muito talentoso ele nunca teve o melhor carro. Neste ano teve e soube fazer uso dele. Está de parabéns assim como a equipe, que foi de forma destacada a melhor do ano”, acrescentou Luciano Burti.

Para o piloto da Itaipava Racing Team, a corrida não saiu como o esperado: um aquaplane forçou o abandono dele a sete voltas do fim em Curitiba. “A visibilidade era quase zero, eu não estava conseguindo nem acompanhar o safety car em uma das intervenções de tão complicada que era a situação, e em um determinado momento o nosso motor entrou em modo de segurança (sistema automático quando o propulsor apresenta anomalias)”.

“Com isso, perdi potência e senti que precisava arriscar um pouco mais para compensar, mas sofri um aquaplane e acabei escapando. Nessas condições isso acontece muito. Foi uma pena porque estávamos entre os dez primeiros”, contou Luciano Burti. “Mas foi um fim de semana em que as coisas não se encaixaram. Pelo que percebi nas voltas de alinhamento e nas primeiras passagens da corrida, tÁ­nhamos um carro competitivo para pista seca”.

David Muffato também não chegou ao fim da corrida. A oito voltas da bandeirada, o carro dele foi atingido com violência por Ricardo MaurÁ­cio, que vinha na caça ao tÁ­tulo e precisou abandonar depois da pancada. Foi um acidente tipicamente causado pelas más condições de visibilidade. “Não dava para ver absolutamente nada. Estava tudo embaçado. A situação era tão crÁ­tica que naquele momento eu já estava levando o carro para os boxes, com o pisca-alerta ligado”.

“Infelizmente, acho que o Ricardo (MaurÁ­cio) não me viu, como eu também não tinha visto ele se aproximar. Não sabia nem com quem havia batido quando vi o carro dele passar”, lamentou David Muffato. “Foi uma pena, porque o carro era bom no seco, era bom na chuva. As coisas complicaram mesmo depois do safety car, ali ficou impossÁ­vel de guiar por conta da pouca visibilidade”. A Stock Car começa uma nova temporada no dia 20 de março de 2011, em Curitiba (PR).