Stock: Massa assiste Á  vitória de Marcos Gomes na Stock Car

Starostik comemora primeiros pontos da temporada em Interlagos.

Felipe Massa foi uma das atrações da quinta etapa da Stock Car, vencida neste domingo em Interlagos pelo atual vice-campeão Marcos Gomes. O piloto da Ferrari passeou pelo grid da largada, abraçou os colegas, posou para fotos e assinou autógrafos para os fãs, antes de se recolher aos boxes para assistir a um dos melhores espetáculos do ano na categoria. A corrida foi decidida pela melhor estratégia de parada para troca de pneus e reabastecimento da equipe Action Power.

Foi a quarta vitória de Gomes na V8 – e todas conquistadas na capital paulista. Gomes largou em terceiro e manteve a posição, atrás do pole Mauricio e de Thiago Camilo, que completou a primeira fila. Na volta sete, no entanto, a entrada do safety car para permitir a remoção de um carro acidentado no Esse do Senna começou a alterar o panorama da corrida. Na relargada, Camilo, que na segunda volta roubara a liderança de MaurÁ­cio, perdeu rendimento por causa de um problema mecânico, foi caindo de posições e ainda levou uma batida por trás de Átila Abreu antes de abandonar. Gomes assumiu a segunda colocação e foi o primeiro a entrar nos boxes para o pit stop. Quando as colocações se reorganizaram, ele já havia livrado uma vantagem confortável sobre Luciano Burti, outro destaque da prova ao partir em 15º e receber a bandeirada quadriculada em 2º.

No pelotão intermediário, o paranaense William Starostik brilhou com uma excelente recuperação que o conduziu do 22º lugar na largada para o 11º na bandeirada. Os primeiros cinco pontos do campeonato foram comemorados. “Eu não via a hora de sair do zero. Estava precisando acabar as corridas e hoje, felizmente, deu certo. Para quem começou o final de semana cheio de problemas, principalmente com a direção, o resultado acabou sendo muito bom. Se ainda não era um carro para ganhar corrida, pelo menos esteve bastante competitivo”, comentou. “Nossa estratégia funcionou bem”, elogiou Starostik, que também reabasteceu e trocou pneus logo na abertura dos boxes.

Starostik levou um grande susto e por pouco não acabou envolvido no mesmo acidente que acabou com a corrida de Xandinho Negrão, seu companheiro na Equipe Medley. “Consegui escapar por pouco. Estava escolhendo o mesmo caminho do Xandinho para fugir do carro do NonÁ´ Figueiredo, que havia rodado no final da reta oposta. Mas o NonÁ´ desceu de ré e o Xandinho não pÁ´de evitar a batida”. O parceiro confirmou a leitura do espectador privilegiado do incidente. “Fiquei sem saÁ­da”, sintetizou Xandinho, um dos mais próximos amigos de Felipe Massa na Stock Car.

Pouco depois da prova, os comissários desportivos decidiram punir com acréscimo de 20 segundos o tempo de Átila Abreu por causa do toque com Ricardo MaurÁ­cio na penúltima volta, quando ambos brigavam pela terceira posição. MaurÁ­cio rodou e se atrasou, enquanto Átila chegou a receber o troféu no pódio. A posição, no entanto, foi herdada por Cacá Bueno (Red Bull), novo lÁ­der da classificação com 63 pontos.

A próxima etapa da Stock Car será realizada dia 9 de agosto, na estréia do circuito urbano de Salvador. Neste domingo, baianas vestidas com trajes tÁ­picos estiveram pela área dos boxes divulgando a chegada ao Nordeste da principal categoria do automobilismo brasileiro.