Stock: RC3 Bassani espera pontuar novamente em Curitiba

Os pontos da equipe na atual temporada foram conquistados na 2ª etapa, também disputada na capital paranaense.

Neste sábado (08) será disputada em Curitiba, Paraná, a 7ª etapa da Copa Nextel Stock Car. A exemplo de São Paulo, será a 2ª vez na temporada que se repete uma mesma pista. Porém, a etapa deste fim de semana tem um diferencial. Será realizada no veloz traçado oval do Autódromo Raul Boesel. A equipe RC3 Bassani, chefiada por Eduardo Bassani, está confiante. Foi em Curitiba, na 2ª etapa, onde a equipe conseguiu o melhor resultado da temporada. “Marcamos pontos na 2ª etapa em uma prova muito disputada. Sempre tivemos um bom carro aqui em Curitiba, Ano passado, por exemplo, largamos em 2º com o Mateus Greipel e só não terminamos entres os primeiros porque soltou um cabo de vela. Sei que no oval será ainda mais equilibrado. Mas vamos trabalhar para largar com os dois carros na prova”, comentou.

Pneus podem fazer a diferença

A última vez que a categoria correu no Anel externo de Curitiba foi em 2004. Na oportunidade os pilotos utilizaram pneus da marca Pirelli importados da Itália. Hoje, a fabricante é a mesma, mas os compostos são nacionais. David Muffato, que participou da prova em 2004, sabe que os pneus podem fazer a diferença. “Andar de pneus importado no oval e agora com o nacional muda muito. Quem achar o segredo antes vai sair na frente. Faz tempo que ninguém anda neste traçado do fim de semana. O equilíbrio vai ser grande e o acerto diferente da ultima prova”, comentou Muffato. Nesta prova de 2004 o paranaense largou em 16º e chegou em 8º.

Muffato não esconde de ninguém seu objetivo até o fim da temporada: marcar pontos para a RC3 Bassani. Não conseguindo completar as ultimas provas, ele espera que no veloz traçado esta má fase passe. “Vou me concentrar e trabalhar para largar no pelotão da frente. Estou tendo um carro muito bom nas corridas, mas estar no meio do pelotão estou sujeito a batidas e escapadas. A equipe tem totais condições de largar entre os primeiros e chegar entre os 10. Quero mostrar para todos que temos condições”, disse confiante o paranaense.

Um oval bem diferente para Thiago Medeiros

“Se eu falar que não tem nada a ver você acredita?” Foi com esta resposta-pergunta que Thiago Medeiros comparou o anel externo de Curitiba com os ovais que ele disputou no EUA quando competia de Pró–Series e IRL. Enganasse quem acredita que Medeiros pode tirar proveito do fato de ter competido no automobilismo norte-americano. “É muito diferente. Acredito que se não tivesse o “S” no fim da reta, ficaria um pouco parecido. Mas mesmo assim não tenho nenhuma vantagem por ter competido bastante em ovais. Até as curvas são para o lado diferente”, comentou Medeiros referindo-se aos circuitos anti-horários no EUA onde só se faz curva para a esquerda. No “oval” de Curitiba, o sentido horário, os pilotos fazem, além do “S” no fim da reta, curvas para a direita.

Thiago Medeiros sabe que está será uma das etapas mais equilibradas do ano. No veloz traçado os pilotos andam muito juntos e ainda utilizam-se do vácuo do piloto da frente. Estes milésimos de diferença podem colocar ou tirar um piloto no grid de largada. “Experiência de trabalhar com vácuo eu tenho. Mas também não podemos confundir “pegar vácuo” com trânsito na pista. Ai não adianta de nada. Quero realizar um bom trabalho no fim de semana e garantir meu lugar no grid”, comentou.

O fato da RC3 Bassani colher bons resultados em Curitiba também é um ânimo a mais para Thiago Medeiros. “Já poderia ter largando tranquilamente na etapa de Santa Cruz do Sul. Mas aquela tomada de tempos maluca não me permitiu. Aqui acredito que o carro é bom e vamos garantir um bom lugar no grid”, finalizou Medeiros.

Programação

A etapa deste fim de semana acontece no sábado (08). A prova terá transmissão ao vivo pela Rede Globo, a partir das 10h20, logo após o treino classificatório para o GP de Monza da Fórmula 1.

Confira a programação:

Quinta-feira (dia 6):
10h30 às 12h00 – 1º Treino Livre (máx. 28 voltas)
14h00 às 15h30 – 2º Treino Livre (máx. 28 voltas)

Sexta-feira (dia 7):
10h50 às 12h20 – Treino Classificatório (máx. 16 voltas)
12h50 às 13h00 – Super Classificação

Sábado (dia 8):
10h20 – Largada 7ª etapa

Fotos:
David Muffato (Luca Bassani) Thiago Medeiros (André Durão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *