Super GT JaponÁªs: Yuji Tachikawa/Kohei Hirate são os campeões de 2013

A dupla japonesa Yuji Tachikawa/Kohei Hirate (Lexus SC430/Cerumo) sagrou-se Campeã da temporada 2013 do Super GT Japonês. O tÁ­tulo foi confirmado com o terceiro lugar na oitava, e última etapa do ano, em Motegi, no Japão.

Tachikawa/Hirate somaram 69 pontos, dois a mais do que os compatriotas Koudai Tsukakoshi/ Toshihiro Kaneishi (Honda HSV-010/Real). A dupla formada pelo japonês Kazuki Nakajima e o britânico James Rossiter (Lexus SC430/Tom’s) terminou em terceiro com 60 pontos, seguida pela dupla formada pelo japonês Naoki Yamamoto e o francês Frederic Makowiecki (Honda HSV-010/Dome) com 56.

O brasileiro João Paulo de Oliveira, em dupla com o japonês Tsugio Matsuda (Nissan GT-R/ Impul) venceu uma prova no ano, terminando em nono no campeonato com 46 pontos.

Prela Classe GT 300, o tÁ­tulo ficou com a dupla japonesa Hideki Mutoh/ Yuhki Nakayama (Honda CR-Z), com 85 pontos, cinco a mais do que a dupla formada pelo japonês Katsuyuki Hiranaka e o sueco Bjorn Wirdheim (Mercedes-Benz SLS AMG GT3).

Resultados das últimas provas:

Final, Sugo, 28 de julho:

1 – Firman-Matsuura (Honda HSV-010) – Arta – 81 voltas em 1.51’41″342
2 – Ito-Caldarelli (Lexus SC430) – Tom’s – 2″534
3 – Yanagida-Quintarelli (Nissan GT-R) – Nismo – 5″536
4 – Wakisaka-Ishiura (Lexus SC430) – Sard – 1 volta
5 – Yasuda-Krumm (Nissan GT-R) – Kondo – 1 volta
6 – Oshima-Kunimoto (Lexus SC430) – LeMans – 1 volta
Ab – De Oliveira-Matsuda – (Nissan GT-R) – Impul – 4 voltas

Final, Suzuka, 18 de agosto:

1 – Yamamoto-Makowiecki (Honda HSV-010) – Dome – 173 voltas em 5.55’04″565
2 – Yanagida-Quintarelli (Nissan GT-R) – Nismo – 14″801
3 – K.Nakajima-Rossiter (Lexus SC430) – Tom’s – 51″556
4 – De Oliveira-Matsuda ((Nissan GT-R) – Impul – 55″064
5 – Ito-Caldarelli (Lexus SC430) – Tom’s – 59″906
6 – Ara-Couto (Lexus SC430) – Bandoh – 1’21″913

Final, Fuji, 8 setembro:

1 – Tachikawa-Hirate (Lexus SC430) – Cerumo – 66 voltas em 1.53’20″347
2 – Tsukakoshi-Kaneishi (Honda HSV-010) – Real -2″862
3 – Ito-Caldarelli (Lexus SC430) – Tom’s – 8″247
4 – Oshima-Kunimoto (Lexus SC430) – LeMans – 21″705
5 – Yamamoto-Makowiecki (Honda HSV-010) – Dome – 29″431
6 – De Oliveira-Matsuda (Nissan GT-R) – Impul – 37″231

Final, Autopolis, 6 outubro:

1 – K.Nakajima-Rossiter (Lexus SC430) – Tom’s – 65 voltas em 1.55’03″613
2 – Tachikawa-Hirate (Lexus SC430) – Cerumo – 2″622
3 – Tsukakoshi-Kaneishi (Honda HSV-010) – Real – 2″811
4 – Motoyama-Sekiguchi (Nissan GT-R) – Mola – 11″227
5 – Yamamoto-Makowiecki (Honda HSV-010) – Dome – 11″841
6 – Yasuda-Krumm (Nissan GT-R) – Kondo – 12″326
Ab – Matsuda-De Oliveira – (Nissan GT-R) – Impul – 33 voltas

Final, Motegi, 3 novembro:

1 – Oshima-Kunimoto (Lexus SC430) – LeMans – 53 voltas em 1.35’34″873
2 – Tsukakoshi-Kaneishi (Honda HSV-010) – Real – 11″640
3 – Tachikawa-Hirate (Lexus SC430) – Cerumo – 32″220
4 – Wakisaka-Ishiura (Lexus SC430) – Sard – 33″293
5 – K.Nakajima-Rossiter (Lexus SC430) – Tom’s – 33″405
6 – Ito-Caldarelli (Lexus SC430) – Tom’s – 43″352
13 – Matsuda-De Oliveira (Nissan GT-R) – Impul – 1 volta

Campeonato, final:

1.Tachikawa-Hirate 69 pontos; 2.Tsukakoshi-Kaneishi 67; 3.Nakajima-Rossiter 60; 4.Yamamoto-Makowiecki 56; 5.Oshima-Kunimoto 52; 6.Yanagida-Quintarelli 50; 7.Wakisaka-Ishiura 49; 8.Caldarelli-Ito 47; 9.Matsuda-De Oliveira 46; 10.Izawa-Kogure 37.