Super GT: João Paulo de Oliveira começa bem na Malásia

Brasileiro foi o segundo mais rápido da Nissan, apenas 85 milésimos de segundo atrás do líder do campeonato, da mesma fábrica.

O brasileiro João Paulo de Oliveira começou bem a sua participação na quarta etapa do Campeonato Japonês de Super GT, que será disputada no próximo domingo na Malásia. Depois de duas sessões de treinos livres nesta sexta-feira, ele foi o segundo mais rápido com Nissan Fairlady Z, e garantiu o nono tempo na classificação geral. “Pois é! Finalmente tivemos um dia bom. Amanhã (sábado) espero que possamos estar entre os 10 e classificar para a Superpole, pois esse é nosso objetivo”, planeja. O mais rápido foi o Honda NSX da dupla de japoneses Ryo Michigami/Takashi Kogure.

Fazendo apenas a sua segunda corrida com o modelo 2007 da montadora nipônica, João Paulo ficou com a 13ª marca na primeira sessão de treinos, que teve uma hora e meia de duração nos 5.542 metros do circuito de Sepang. “Trabalhamos no acerto de classificação de manhã e melhoramos o carro”, contou. No período vespertino, no treino de 1h45 o brasileiro conseguiu melhorar a performance de seu Nissan Fairlady Z e foi o nono mais rápido, apenas 85 milésimos de segundo mais lento do que o irlandês Richard Lyons, líder do certame e que também utiliza Nissan. “À tarde testamos a configuração pra corrida. Esta proximidade representa que demos um passo adiante em termos de pneu nessa corrida, mas ainda não estamos no nível da Bridgestone”, esclarece o brasileiro.

Representando a Yokohama na categoria, João Paulo observou que com a temperatura ambiente de 36 graus centígrados e o novo asfalto do circuito, os seus pneus apresentaram algumas anomalias em Sepang. “Vimos que o desgaste de pneus é muito excessivo. O pneu apresentou um problema depois de fazer uma longa sessão de voltas. O rendimento foi sempre constante, mas de repente o pneu abriu um grande buraco e foi pra lona… Isso nos preocupa um pouco, pois o desgaste é maior do que imaginávamos”, constatou o piloto, que optou pelo composto mais duro para usar no treino de classificação, e que o obriga a largar e só trocar pelo composto mole no pitstop.

A Honda dominou o primeiro dia de prática no autódromo que sedia o GP da Malásia de Fórmula 1, ficando com cinco das primeiras seis posições no treino livre, seguido da Toyota. “A Honda está muito bem, mas eles têm um pouco mais de dificuldades nas provas. O Nissan sempre é forte em corrida, então espero que dessa vez não seja diferente”, torce Oliveira.

O Super GT Japonês é a principal categoria de carros de turismo da Ásia, e uma das mais potentes, rápidas e equilibradas do mundo. No ano passado nenhuma dupla venceu mais de uma prova no campeonato. Divididos em duas classes, denominadas GT500 e GT300, que se diferem pela potência dos motores – com 500 hp e 300 hp, respectivamente -, todos correm juntos na pista somando em torno de 40 competidores.

Os mais rápidos nos treinos livres em Sepang foram:
1. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, 1min54s598;
2. Loic Duval (FRA) / Fábio Carbone (BRA), Honda NSX, 1min55s262;
3. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX, 1min55s681;
4. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min55s707;
5. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP), Honda NSX, 1min55s986;
6. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX, 1min56s017;
7. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min56s355;
8. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min56s489;
9. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min56s574;
10. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min56s900;
11. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min57s212;
12. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min57s472;
13. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min57s989;
14. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min58s169;
15. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min58s347;
16. Ronnie Quintarelli (ITA) / Naoki Hattori (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min59s137.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *