Super GT: Nissan não tem bom desempenho e João Paulo faz o 12º tempo no Japão

Brasileiro irá disputar a sétima e antepenúltima etapa do Campeonato Japonês de Super GT

 


Como era previsto, os carros da Honda e Toyota começaram dominando os primeiros treinos para os 300 km de Motegi, antepenúltima etapa do Campeonato Japonês de Super GT, que será realizada neste domingo (10/9) no Japão. Os mais rápidos nesta sexta-feira foram o japonês Daisuke Ito fazendo dupla com o irlandês Ralph Firman, usando um Honda NSX, com a marca de 1min45s612. Com Nissan Fairlady Z, os lÁ­deres do certame, o alemão Michael Krumm com o irlandês Richard Lyons, ficaram apenas com a 14ª posição. O brasileiro João Paulo de Oliveira e o japonês Naoki Yokomizo fizeram o 12º tempo. “Este circuito privilegia os motores com boa potência nas retomadas. O Nissan é o único carro com turbo, e demora a desenvolver a potência”, justifica o paulista.


Neste sábado serão realizados os treinos de classificação da sétima das nove provas de Super GT, quando a Nissan pretende reverter a situação e melhorar a posição de seus carros de 500 hp de potência. A marca ficou com apenas um carro entre os dez mais rápidos nos trinos livres, com o oitavo posto dos japoneses Masataka Yanagida/Seiji Ara. O Twin Ring Motegi é um circuito de 4.801 metros, com 11 curvas e com uma reta de 762 metros. A pista tem algumas freadas fortes e pontos de ultrapassagem, com saÁ­das de curvas que exigem boa tração e potência dos motores. “Nos testes que fizemos aqui os carros da Nissan não tiveram um desempenho bom. Vamos ter que jogar com o baixo desgaste de nossos pneus”, aponta João Paulo.


Os mais rápidos nos treinos livres de sexta-feira em Motegi foram:
1 – 8 Daisuke Ito / Ralph Firman (Honda NSX), 1min45s612;
2- 100 Sebastien Philippe / Shinya Hosokawa (Honda NSX), 1min45s615;
3 – 36 Juichi Wakisaka / Andre Lotterer (Toyota Lexus SC430), 1min45s668;
4 – 18 Ryo Michigami / Takashi Kogure (Honda NSX), 1min45s737;
5 – 6 Akira Iida / Tatsuya Kataoka (Toyota Lexus SC430), 1min46s118;
6 – 1 Yuji Tachikawa / Toranosuke Takagi (Toyota Lexus SC430), 1min46s234;
7 – 32 Loic Duval / Hideki Mutoh (Honda NSX), 1min46s318;
8 – Masataka Yanagida / Seiji Ara (Nissan Fairlady Z), 1min46s699;
9 – 66 Andre Couto / Katsuyuki Hiranaka (Toyota Supra), 1min46s757;
10 – 35 Naoki Hattori / Peter Dumbreck (Toyota SC), 1min46s816;
11 – 25 Manabu Orido / Takeshi Tsuchiya (Toyota Supra), 1min46s945;
12 – 3 João Paulo de Oliveira / Naoki Yokomizo (Nissan Fairlady Z), 1min47s245;
13 – 23 Satoshi Motoyama / Tsugio Matsuda (Nissan Fairlady Z), 1min47s274;
14 – 22 Michael Krumm / Richard Lyons (Nissan Fairlady Z), 1min47s547;
15 – 12 Benoit Treluyer / Kazuki Hoshino (Nissan Fairlady Z), 1min47s827.