Super Kart Brasil: SKB homenageia Mário de Carvalho, um dos pioneiros do kartismo brasileiro

“Seo Mário”, como é conhecido nas pistas, é proprietário da Kart-Mini, principal fabricante de karts do país

O grande responsável pelo crescimento e consolidação da fabricante dos chassis Kart-Mini e dos motores Riomar, usados em algum momento da carreira por quase 100% dos pilotos brasileiros que passaram pelo kart, será homenageado na segunda edição do Super Kart Brasil.

A competição, marcada para o dia 30 de janeiro no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP), passou a se chamar Troféu Mário de Carvalho como forma de reconhecimento ao trabalho e dedicação de ‘Seo Mário’ à modalidade – justamente na pista onde começou e se firmou a história de sucesso do empresário e de sua marca.

Antigo sócio de Emerson Fittipaldi no comando da Kart-Mini e uma das grandes personalidades da modalidade de base do automobilismo no Brasil, Mário de Carvalho completou no último mês de dezembro 80 anos de idade. Em mais de 50 anos de envolvimento com o kartismo, ele esteve presente no desenvolvimento da carreira de praticamente todos os pilotos brasileiros que se destacaram na modalidade – e, em alguns casos, em outras categorias do automobilismo.

“O ‘Seo Mário’ é o maior ícone do kartismo no Brasil. Por isso ele foi escolhido como o primeiro homenageado do nosso torneio”, disse Danilo Dirani, até hoje piloto oficial da Kart-Mini na categoria Shifter e um dos sete organizadores do SKB.

A exemplo de Dirani, os outros seis organizadores do evento (Paulo Carcasci, Sérgio Jimenez, André Nicastro, Ruben Carrapatoso, Renato Russo e Dennis Dirani) foram, em algum momento da carreira, pilotos oficiais da Kart-Mini em competições nacionais e internacionais.

A fabricante brasileira chegou a ter uma equipe no Campeonato Mundial de Kart no início da década, que teve como pilotos nomes como os de Nelsinho Piquet e dos próprios Jimenez e Carrapatoso – já campeão mundial.

“Concordo com o Danilo quando ele diz que trata-se da figura mais importante da história do kartismo nacional. Tivemos outros ícones da modalidade, mas nenhum esteve presente na vida de todas as gerações de pilotos desde o Emerson até hoje”, encerrou Ruben Carrapatoso.

A segunda corrida da história do Super Kart Brasil, agora batizada de Troféu Mário de Carvalho, será realizada nos dias 29 e 30 de janeiro no Kartódromo Ayrton Senna, que fica dentro do complexo do autódromo de Interlagos. A primeira edição do evento aconteceu no ano passado no Rio Grande do Sul e foi vencida pelo gaúcho César Ramos – atual campeão italiano de Fórmula 3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *