SuperGT: Em classificação confusa, João Paulo larga da sétima fila no Japão

Em um treino classificatório tumultuado, o brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan) acabou garantindo apenas a sétima fila no grid de largada para a oitava etapa do Campeonato Japonês de Super GT, que será realizada neste domingo (19/10) no autódromo de Autopolis, no Japão.

“Hoje (sábado) a classificação foi meio bagunçada. Para a corrida espero que possamos ter a consistência que tivemos ontem (sexta-feira) nos treinos, e poderemos chegar entre os seis primeiros, que é o nosso objetivo principal”, comentou.

O treino de classificação da Super GT foi marcado por um acidente com o Nissan GT-R do japonês Masataka Yanagida, que obrigou os organizadores interromper a sessão de 20 minutos. “A maioria do pessoal que espera pro fim para classificar ficou sem tempo. A sessão reabriu faltando dois minutos, foi apenas uma volta pra cada um, então foi muito confuso”, contou João Paulo.

Os treinos que definem o grid de largada fazem parte da estratégia de cada equipe para se posicionar nas corridas, e uma alteração na programação obriga os times a refazerem seus cálculos. “TÁ­nhamos que aguardar o tempo dos outros pra saber que tempo poderÁ­amos fazer. PoderÁ­amos ser um pouco mais rápidos, mas foi tranqüilo. Não posso andar muito rápido porque temos que pensar pra próxima corrida também”, explicou JP, como o brasileiro é conhecido no Japão.

A expectativa de João Paulo é boa para a corrida, onde um dos fatores determinantes pode ser a temperatura, por causa do asfalto abrasivo de Autopolis. “Pois é. Estamos torcendo pra que não esquente tanto. Desta vez escolhemos nosso pneu mais mole, mas acho que ficará tudo bem”, anima-se.

Estes foram os mais rápidos no treino classificatório em Autopolis:

1º) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 1min40s476
2º) Ralph Firman (IRL)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 1min40s943
3º) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 1min41s201
4º) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min41s360
5º) Ronnie Quintarelli (ITA)/Naoki Yokomizo (JAP), Nissan GT-R (B), 1min41s456
6º) Peter Dumbreck (ESC)/Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min41s520
7º) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min41s780
8º) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 1min41s932
9º) Takeshi Tsuchiya (JAP)/Hiroaki Ishiura (JAP), Toyota SC430 (Y), 1min42s519
10°) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Toyota SC430 (B), 1min42s556
13º) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min43s962