Superleague Fórmula: Corinthians e Pizzonia são os mais rápidos no treino classificatório em Nurburgring

Regras da categoria fizeram com que o amazonense largue na segunda fila.

O amazonense Antonio Pizzonia estreou muito bem pelo Corinthians na Superleague Formula, a categoria automobilÁ­stica na qual as equipes representam alguns dos principais times de futebol do mundo. Apesar de praticamente não ter andado nos treinos livres, o piloto foi o mais rápido no classificatório disputado em Nurburgring, na Alemanha. Mas devido Á s regras da categoria, ele larga na segunda fila. “Estou muito animado para a corrida, a perspectiva é realmente muito boa”, afirma o piloto que soma passagens pela Fórmula 1 e Champ Car. A segunda rodada dupla do campeonato acontece neste domingo (21/09).


Apesar de ser o mais rápido do dia, Pizzonia enfrentou algumas dificuldades no começo do fim de semana. Com falhas mecânicas em seu carro, o piloto completou apenas uma volta em cada uma das duas sessões de treinos livres e teve que ir para a classificação praticamente sem nenhum conhecimento do equipamento. “Por ser o meu primeiro contato com o carro, ainda estar me readaptando aos monopostos, ter ficado muito tempo sem andar nessa pista e pelos problemas que tive, foi muito bom”, explica o representante do Corinthians.


Na primeira fase da classificação o brasileiro foi o segundo mais rápido e avançou Á s quartas de final, que simulam os “mata-matas” das competições de futebol. “Fiquei surpreso, pois o melhor tempo vem logo na primeira volta do pneu. E eu tinha andado apenas duas voltas até então, e com pneus velhos”, explica.


O amazonense avançou de fase e registrou o melhor tempo dia. Na semifinal ele enfrentou o carro do Milan, pilotado pelo holandês Robert Doornbos. Usando uma estratégia diferenciada, pensando nas corridas, Pizzonia saiu com pneus usados, enquanto o adversário usou compostos novos. Desta forma, ele parte da terceira posição. â€œÉ meio estranho se eu olhar pelo lado de que poderia ter largado na pole. Ficou um gostinho amargo”, conta.


Pizzonia acredita que terá um carro muito bom para a disputa da primeira prova do dia, já que ele poupou um jogo de pneus novos para as corridas. “Sou o único que vou largar com pneu zero e fui o mais rápido na classificação. Então, salvo algum problema técnico, já que os carros e a categoria são novos, quero brigar pelas vitórias”, completa. Para a segunda prova da rodada dupla, o grid será totalmente invertido em relação Á  corrida inicial.


Após a classificação Pizzonia ficou na expectativa de herdar o segundo lugar no grid. O italiano Alessandro Pier Guidi, do Galatasaray, reabasteceu seu carro antes de disputar a final contra o Milan, o que é proibido pelo regulamento. No entanto, a organização resolveu por não punir o piloto. O carro do Flamengo, guiado pelo paulista Tuka Rocha, que tinha ficado com a oitava colocação, foi punido por não respeitar uma bandeira amarela e perdeu dez posições no grid.


Confira o grid de largada para a terceira etapa da Superleague Formula:


1. Robert Doornbos (AC Milan)
2. Alessandro Pier Guidi (Galatasaray)
3. Antonio Pizzonia (Corinthians)
4. Max Wissel (FC Basel)
5. Craig Dolby (Anderlecht)
6. Adrian Valles (Liverpool)
7. Tristan Gommendy (FC Porto)
8. Kasper Andersen (Olympiacos)
9. Yelmer Buurman (PSV Eindhoven)
10. Nelson Philippe (Borussia Dortmund)
11. Duncan Tappy (Tottenham Hotspur)
12. James Walker (Rangers)
13. Davide Rigon (Beijing Guoan)
14. Andy Soucek (Atletico Madrid)
15. Andi Zuber (Al Ain)
16. Enrico Toccacelo (AS Roma)
17. Borja Garcia (Sevilla FC)
18. Tuka Rocha (Flamengo)