Temporada da nova Fórmula Abarth começa neste fim de semana na Itália

Nova categoria de base na Europa faz sua primeira corrida no circuito de Misano. Brasileiro Victor Guerin está entre os favoritos à vitória na estreia.

Na próxima sexta-feira (23), quando o primeiro treino livre para a etapa de abertura da temporada 2010 começar, nascerá a mais nova categoria de base do automobilismo europeu. É a Fórmula Abarth, torneio italiano apoiado pela Fiat que sucede a agora extinta Fórmula Azzurra. A nova classe vai utilizar carros fabricados pela Tatuus – a mesma empresa que fabrica os modelos da Fórmula Renault em alguns países; e os motores denominados FTP Racing 1.4l Fire Turbo, que darão 180 cavalos de força para esses monopostos.
A nova categoria foi apresentada pelos organizadores italianos em outubro do ano passado. Com uma filosofia de oferecer um carro moderno – seguindo as mais recentes normas de segurança impostas pela FIA – a um custo reduzido, a Fórmula Abarth logo atraiu a atenção de equipes e pilotos. Prova disso é que mais de 30 carros participaram das últimas sessões de testes coletivos neste ano; e a expectativa é de um grid cheio e equilibrado na estreia em Misano.
Um dos representantes brasileiros nessa primeira temporada da Fórmula Abarth, será o paulista Victor Guerin, de 18 anos de idade. Com passagem pela Fórmula 3 Sul-Americana Light em 2009, quando fez sua estreia no automobilismo, Guerin chega à Europa competindo pela equipe JD Motorsports, uma das principais forças durante a pré-temporada da Fórmula Abarth. A equipe liderou, ora com Guerin, ora com o italiano Rafaelle Marciello, a maior parte dos treinos coletivos; e se colocou entre as favoritas à vitória neste fim de semana.
“Toda estreia é cercada por uma certa tensão. Mas estou confiante no desempenho da equipe. Conseguimos trabalhar muito bem com o carro na pré-temporada e agora o objetivo é traduzir todo esse trabalho em pontos no campeonato, de preferência subindo ao pódio na primeira corrida do ano”, aponta Guerin, que já conheceu a pista de Misano durante a fase de treinos de inverno na Itália.
O circuito fica na costa leste da Itália, próximo do Mar Adriático e a cerca de 130 km da cidade de Bolonha. Inaugurada em 1969 com 3.488 metros de extensão, a pista passou por uma série de reformas ao longo da sua história até chegar ao modelo atual: com 4.226 metros e sentido anti-horário, que é palco de etapas do mundial de MotoGP e de Super Bike.
Os treinos para a abertura da Fórmula Abarth 2010 começam nesta sexta-feira. Cada final de semana do torneio terá duas corridas, cada uma com 23 minutos mais uma volta de duração.
Confira o calendário da categoria:
1ª etapa – 25 de abril – Misano
2ª etapa – 06 de junho – Magione
3ª etapa – 04 de julho – Imola
4ª etapa – 29 de agosto – Varano
5ª etapa – 26 de setembro – Vallelunga
6ª etapa – 10 de outubro – Mugello
7ª etapa – 24 de outubro – Monza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *