Torneio Tchaka de Verão: Domínio completo de Choka Sirtuli

Piloto gravataiense não deu chance à ninguém.

Analino “Choka” Sirtuli começou 2009 com o pé direito. O piloto conduziu o Chevrolet Corsa #8 à pole-position com o tempo de 1.19:925 e vitória nas duas baterias disputadas na noite de sexta no autódromo internacional de Tarumã, na 1a etapa do Torneio Tchaka de Marcas & Pilotos.

A noite começou já movimentada durante a tomada de tempos para a prova, onde o piloto Rafael Mocelin, um dos candidatos à pole-position teve o motor de seu Fiat Palio #143 quebrado.

A primeira bateria deu mostras de toda movimentação já na largada quando o piloto Paulo Preto (Celta #99) após largar do 4o posto rodou no contorno da curva 1 e quase foi colhido por vários competidores. Choka Sirtuli se isolou na liderança deixando a luta pelo segundo posto com Wilson Jr (Corsa #12) e Carlos Beleza (Corsa #66). Rafael Mocelin, utilizando um carro reserva (Gol #40) após largar da última posição iniciou uma recuperação impressionante e logo chegou ao pelotão dianteiro. O show de Mocelin tem fim, uma mangueira do motor de seu Gol se rompe jogando combustível nos pneus do carro e o piloto perde o controle no contorno da Curva 1. Com muita habilidade Mocelin consegue controlar o carro e parar na área de escape, o carro ainda tem um princípio de incêndio rapidamente controlado pelo próprio piloto. A direção de prova encerra a bateria em bandeira vermelha, dando à vitória à Choka Sirtuli.

Para a segunda bateria a equipe de Mocelin trabalha rápido e põe o Gol #40 de volta ao grid, porém largando da área de box. Novamente Choka Sirtuli parte na liderança, desta vez sendo pressionado por Régis Boessio que assume o comando do Celta #73. Luiz Sérgio Sena Jr. no comando do Corsa #12 acompanha Régis de perto, sendo pressionado por Dalmo Carneiro (Uno #38). Carlos Beleza passa a enfrentar problemas quando um dos pneus de seu carro perde pressão, obrigando o piloto a entrar na área de box para troca. Quem se aproveita dos problemas de Beleza é Edy Azevedo e Paulo Preto que passam a comandar a prova no segundo pelotão. Dalmo Carneiro consegue superar Sena Jr. e Boessio e parte em caça de Choka Sirtuli, mas se vê obrigado a abandonar quando o motor de seu Uno começa a apresentar falhas. Quem se aproveita é Rafael Mocelin que novamente largando da última posição supera todos e passa a perseguir Choka. Faltando 2 voltas para o final Choka passa a administrar a distância sobre Mocelin que não tem mais tempo para tentar uma reação sobre Choka.

A festa foi completa no podium, onde os pilotos receberam um troféu que homenageia o grande campeão Robson “Tchaka” Walther, que deixou prematuramente os box dos autódromos gaúchos. A prova é uma homenagem do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e da APPA/RS ao piloto e à família deste, grandes incentivadores do esporte à motor no estado.

A segunda etapa do Torneio Tchaka de Verão acontece no próximo dia 26 de fevereiro em Tarumã.

Abaixo os 10 primeiros da prova desta sexta-feira:

Pos. No. Nome Carro Equipe Cidade
1o 8 Analino Choka Sirtuli – Corsa – Choka Car/ Canaveral Auto Peças/ Cristal Vidros – Gravataí
2o Rafael Mocelin – Gol – Mocelin Racing – Porto Alegre
3o Wilson Jr./ Luiz Sergio Sena Jr. – Corsa – Coldbras/ Fila/ Gravatec/ Vêneto – Porto Alegre/ Caxias do Sul
4o 73 – Régis Boessio/ Ricardo Boessio – Celta – Boessio Transportes – Sapucaia
5o 99 – Paulo Preto – Celta – Sport Clube Rio Grande/ Point Veículos – Rio Grande
6o 45 – César Cardoso/ Kaki Andrade – Celta – Auto Show – Canoas
7o 117 – Edy Azevedo – Corsa – Inprima – Cachoeirinha
8o 66 Carlos Beleza – Corsa – – Alegrete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *