Trofeo Maserati: Categoria premiará campeão de 2009 com uma supermáquina customizada

Desenhada e construída artesanalmente, motocicleta com motor Harley Davidson leva assinatura do ex-piloto de F1 Tarso Marques.

Enquanto na Fórmula 1 e nas demais categorias importantes do automobilismo mundial o campeão da temporada recebe como troféu uma peça de arte para ser colocada na estante e admirada do sofá, aqui no Brasil, em uma das principais competições de carros de turismo do país, o prêmio para o vencedor será tão precioso e exclusivo quanto, porém muito mais veloz e emocionante.

Ao estourar o champanhe no próximo domingo (29), em Interlagos, quando será disputada a última etapa de 2009 do Itaipava Maserati Trofeo, o campeão da temporada vai levar para casa – ou para a garagem, no caso – uma obra artesanal sobre duas rodas para ser curtida com bastante vento no rosto.

Apenas três pilotos têm chances de acelerar a supermáquina: Pedro Queirolo, André Posses e Cleber Faria. O encerramento do Itaipava Maserati Trofeo 2009 também terá as apresentações do rapper americano Ja Rule e do cantor Paulo Ricardo (ex-RPM).

Desenhada e construída exclusivamente para a ocasião, a “Spec II Trofeo” leva a assinatura do ex-piloto de F-1 e Indy Tarso Marques, proprietário e designer do estúdio TM Concept.

Segundo Marques, as únicas exigências para a elaboração do projeto foram as de que a moto deveria ter visual agressivo e pintura predominantemente em vermelho, a cor característica da cerveja Itaipava, patrocinador que dá nome ao campeonato.

“Optamos por criar uma moto no estilo custom, baixa e longa, com pneu traseiro mais largo para dar uma sensação de corrida”, revela Marques. “Usamos somente o motor e as pinças de freios originais da Harley Davidson; o restante foi criado e confeccionado especificamente para o projeto”, complementa o designer que, pelas suas contas, já customizou perto de 180 motos e mais de 40 carros.

Dessa forma, componentes como o quadro (chassi), suspensões, balança da suspensão traseira, rodas, tanque, paralamas, guidão e mesa, entre outros, foram produzidos artesanalmente. Combinados à pintura temática, com inúmeros detalhes de areografia, a custom do Itaipava Trofeo Maserati é uma autêntica expressão de arte motorizada.

O motor escolhido para o campeão da temporada despejar a adrenalina é o dois cilindros em V original da Harley Davidson Sportster 883, refrigerado a ar, com 883 cm³ de cilindrada, 64 cv de potência e 7,13 kgfm de torque máximos. A alimentação é feita por injeção eletrônica seqüencial (ESPFI). O câmbio de cinco velocidades é acoplado à embreagem multidisco banhada em óleo, com transmissão final feita por correia dentada, reforçada com kevlar e fibra de carbono.

As suspensões – desenvolvidas especialmente para a moto – usam garfo telescópico, na dianteira, e balança com amortecedor hidráulico simples (monoshock), na traseira. O sistema de freios é composto por discos simples na dianteira e na traseira, com diâmetros de 292 mm, e pinça de 2 pistões na roda da frente e de 1 pistão na de trás.

Para finalizar, a TMC criou rodas de alumínio com desenho de estrela, nas medidas de 18 x 8,5” (tras.) e 20 x 2,75 (diant.), com pneus 18 x 240 e 20 x 120, respectivamente.

De acordo com Tarso Marques, o valor da moto customizada para o campeão do Itaipava Maserati Trofeo 2009 é estimado em R$ 85 mil.

Ficha Técnica:

Motor: Quatro tempos, dois cilindros em V, 883 cm³, refirgeração a ar, duas válvulas por cilindro
Potência: 64 cv
Torque: 7,13 kgfm
Alimentação: Injeção eletrônica seqüencial
Câmbio: Cinco velocidades
Transmissão final: correia dentada
Partida: elétrica
Rodas: TMC, alumínio, 18 x 8,5” (tras.) e 20 x 2,75 (diant),
Pneus: 18 x 240 (tras.) e 20 x 120 (diant.)
Suspensões: Dianteira com garfo telescópico, tradicional; traseira com balança e amortecedor simples (monoshock)
Freios: Discos simples dianteiro e traseiro, com 292 mm de diâmetro
Dimensões:
Comprimento: 2,68 cm
Largura: 80 cm
Altura total: 1,10 cm
Altura do assento: 80 cm
Distância mínima do solo: 8 cm
Preço: R$ 85.000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *