Mudanças visam aumentar a segurança e diminuir os custos da categoria. Preparação de alguns itens do carro será livre.
O final de semana será de novidades no Itaipava Trofeo Maserati. A segunda etapa do campeonato, no dia 26 de abril, será a primeira da categoria dentro do mais novo evento de Gran Turismo do PaÁs: o Itaipava GT Brasil, que traz também o Itaipava GT3 Brasil, além da Copa Renault Clio como categoria de suporte. Dentro dos boxes onde estarão os modelos Maserati GranSport, as atenções de equipes e pilotos estarão voltadas para as novidades introduzidas nos regulamentos técnico e desportivo.
Atendendo um antigo desejo dos chefes de equipe, a preparação dos cabeçotes dos motores V8 da categoria será livre. Agora, o retrabalho de dutos, sedes de válvula e taxa de compressão é livre. A medida permitirá uma gama mais ampla de opções de acerto e trabalho no motor, valorizando o trabalho das equipes. Com a finalidade de diminuir o peso e possibilitar aos participantes distribuir melhor o lastro obrigatório, o departamento técnico do Itaipava Trofeo Maserati liberou também algumas peças em fibra de vidro, como capÁ´s e para-lamas. “Além do peso, esta mudança também diminui os custos de manutenção em caso de algum acidenteâ€, explica Adriano Griecco, diretor técnico da categoria.
“Também trocamos as pastilhas de freio. Agora usarmos as peças fornecidas pela Ecopads, que são de fabricação nacional e com preço mais baixo que as da Brembo, importadasâ€, acrescenta Griecco.
Os amortecedores deverão ser, obrigatoriamente, da mesma marca para todos os carros, mas com regulagem interna livre. “As peças serão fornecidas pela Sachs e com possibilidade de regulagens internas. Antes, como não tÁnhamos regulagem, o pessoal usava várias marcas para compensar diferenças. O objetivo desta mudança é que, em vez de uma equipe comprar dois ou três jogos de marcas diferentes, o time tenha apenas um jogo de amortecedores que cubra todas as possibilidades de acerto. O investimento é bem menorâ€, explicou o diretor técnico do Itaipava Trofeo Maserati.
No âmbito desportivo, as paradas para troca de pneus ou pilotos serão obrigatórias e terão a duração de dois minutos, a exemplo do que acontece no Itaipava GT3 Brasil. Confira a programação da segunda etapa do Itaipava Trofeo Maserati, neste final de semana:
Sexta-feira (24 de abril):
09h50 – 10h40 – 1º treino livre
11h20 – 12h10 – 2º treino livre
14h40 – 15h30 – 3º treino livre
16h50 – 17h40 – 4º treino livre
Sábado (25 de abril):
10h05 – 11h05 – 5º treino livre
14h10 – 14h50 – treino classificatório
Domingo (26 de abril):
08h25 – 08h40 – warm up
13h40 – 14h30 – largada