Pneus da marca italiana serão peças-chave nos treinos de equalização que acontecem nesta terça e quarta-feira em Interlagos.
Prestes a iniciar a terceira temporada de sua ainda curta história, o Itaipava GT3 Brasil estréia novos pneus no próximo final de semana, no Autódromo de Interlagos. Com larga tradição no automobilismo mundial e há 80 anos no Brasil, a italiana Pirelli é a nova fornecedora da categoria dos supercarros. Mas, antes, nesta terça e quarta-feira (21 e 22) e também no traçado paulistano, os pneus da Pirelli serão protagonistas fundamentais nos testes de equalização que a categoria realiza pela primeira vez no Brasil – na verdade, esta será a primeira experiência do tipo realizada fora da Europa pela GT3.
Os testes de equalização do Itaipava GT3 Brasil serão iniciados nesta terça, com a primeira sessão realizada das 12h30 Á s 14h30. O treino final do dia acontece das 15 Á s 17 horas. Amanhã (22), as sessões estão marcadas para começar Á s 9h00, terminando ao meio-dia. Depois, os trabalhos serão retomados Á s 12h30, finalizando Á s 14h00.
O casamento entre Pirelli e GT3 já acontece nos campeonatos da França e da Itália da categoria. Para a equalização a ser realizada em Interlagos, os organizadores contarão com dois pilotos: o francês Christophe Bouchut, piloto de testes oficial da FIA para a GT3, e o brasileiro Chico Serra, tricampeão da Stock Car que atualmente defende a equipe Hot Wheels Racing naquela categoria.
“Na verdade, os pneus são o item mais importante neste tipo de avaliaçãoâ€, diz Chico Serra. “Como eles transferem a potência e o torque do carro para o solo, os pneus influenciam muito situações fundamentais em uma corrida, como tração, aderência e retomadas de velocidade. Temos que entendê-los primeiro para só depois fazer algum diagnóstico sobre os carrosâ€, explicou o piloto da Hot Wheels.
Confira as medidas dos pneus que serão usados em cada um dos modelos que disputarão o Itaipava GT3 Brasil:
Dodge Viper:
Dianteiros: 325/650 – 18
Traseiros: 325/705 – 18
Ferrari F430:
Dianteiros: 285/645 – 18
Traseiros: 305/680 – 18
Ford GT:
Dianteiros: 305/645 – 18
Traseiros: 325/705 – 18
Lamborghini Gallardo:
Dianteiros: 305/645 – 18
Traseiros: 305/680 – 18
Porsche 997:
Dianteiros: 285/645 – 18
Traseiros: 325/705 – 18