GT3 Brasil: Pirelli faz ‘pré-estréia’ no Itaipava GT3 Brasil

Pneus da marca italiana serão peças-chave nos treinos de equalização que acontecem nesta terça e quarta-feira em Interlagos.

Prestes a iniciar a terceira temporada de sua ainda curta história, o Itaipava GT3 Brasil estréia novos pneus no próximo final de semana, no Autódromo de Interlagos. Com larga tradição no automobilismo mundial e há 80 anos no Brasil, a italiana Pirelli é a nova fornecedora da categoria dos supercarros. Mas, antes, nesta terça e quarta-feira (21 e 22) e também no traçado paulistano, os pneus da Pirelli serão protagonistas fundamentais nos testes de equalização que a categoria realiza pela primeira vez no Brasil – na verdade, esta será a primeira experiência do tipo realizada fora da Europa pela GT3.

Os testes de equalização do Itaipava GT3 Brasil serão iniciados nesta terça, com a primeira sessão realizada das 12h30 Á s 14h30. O treino final do dia acontece das 15 Á s 17 horas. Amanhã (22), as sessões estão marcadas para começar Á s 9h00, terminando ao meio-dia. Depois, os trabalhos serão retomados Á s 12h30, finalizando Á s 14h00.

O casamento entre Pirelli e GT3 já acontece nos campeonatos da França e da Itália da categoria. Para a equalização a ser realizada em Interlagos, os organizadores contarão com dois pilotos: o francês Christophe Bouchut, piloto de testes oficial da FIA para a GT3, e o brasileiro Chico Serra, tricampeão da Stock Car que atualmente defende a equipe Hot Wheels Racing naquela categoria.

“Na verdade, os pneus são o item mais importante neste tipo de avaliação”, diz Chico Serra. “Como eles transferem a potência e o torque do carro para o solo, os pneus influenciam muito situações fundamentais em uma corrida, como tração, aderência e retomadas de velocidade. Temos que entendê-los primeiro para só depois fazer algum diagnóstico sobre os carros”, explicou o piloto da Hot Wheels.

Confira as medidas dos pneus que serão usados em cada um dos modelos que disputarão o Itaipava GT3 Brasil:

Dodge Viper:
Dianteiros: 325/650 – 18
Traseiros: 325/705 – 18

Ferrari F430:
Dianteiros: 285/645 – 18
Traseiros: 305/680 – 18

Ford GT:
Dianteiros: 305/645 – 18
Traseiros: 325/705 – 18

Lamborghini Gallardo:
Dianteiros: 305/645 – 18
Traseiros: 305/680 – 18

Porsche 997:
Dianteiros: 285/645 – 18
Traseiros: 325/705 – 18