Stock: Pela primeira vez na história, Stock Car inaugura duas pistas

Depois do Velopark, Ribeirão Preto estreia no calendário com traçado urbano de 2,2 km no próximo dia 6 de junho.

Pela primeira vez em 31 anos de história, a Copa Caixa Stock Car estreará duas pistas em uma única temporada. Depois do Velopark, o circuito urbano de Ribeirão Preto, localizado a 319 km de São Paulo, será a bola da vez no dia 6 de junho de 2010.
Conhecida por ser a terra do etanol, combustÁ­vel adotado pela Stock Car a partir desta temporada, Ribeirão Preto foi fundada em 19 de junho de 1856 e é o nono municÁ­pio mais populoso do Estado de São Paulo _o sexto do interior do Brasil_, com população total de 504.923 habitantes.
Com aproximadamente 2,2 quilÁ´metros, a mais nova pista de rua do Brasil será montada na Avenida Bráz Olaia Acosta e terá a área de boxes e pitlane na região do Mercado da Cidade. “Vendo o layout, o traçado parece ser semelhante com o de Salvador, mas com algumas evoluções, como o fato de ser um pouco mais extenso, e ótimos pontos de ultrapassagens”, afirmou Thiago Marques (Grupo Qualicorp/ Cimed/ Alpina/ Tek Bond).
“Por ser uma pista de rua, obviamente ela deve apresentar pouco “grip” (aderência). Por isso, acredito que exigirá uma boa tração nos carros. Agora, temos de esperar até junho para ver se a pista é tudo isso o que parece”, analisou o piloto, que compete na Copa Caixa Stock Car desde 2002.
A fórmula adotada para Ribeirão Preto é a mesma utilizada em agosto passado, quando Salvador inaugurou a era “urbana” da Stock Car. “Salvador abriu a porta para esse tipo de corrida e no mundo inteiro os eventos de rua estão crescendo”, comentou Thiago. “Sem contar que a cidade tem uma relação especial com a categoria, por causa do Paulo Gomes [primeiro campeão da Stock Car] e dos seus filhos, Marcos e Pedro.”
E não são só os carros da divisão principal que competirão no circuito: a Copa Montana também estará presente, disputando a quarta etapa de 2010. Para as duas categorias, a recomendação é a mesma: ficar bem longe dos guard rails, já que não existirão áreas de escape. “O negócio é tentar achar o acerto ideal o mais rápido possÁ­vel, economizar o equipamento e evitar ao máximo se expor a toques desnecessários”, disse Rodrigo Navarro, companheiro de Thiago Marques na Qualicorp Racing.
“Como Interlagos deixou de ter uma corrida, vejo Ribeirão como uma prova em casa. Para esta corrida, só tenho uma certeza: fará muito calor, tÁ­pico da região. Adoro a cidade, tenho muitos amigos por lá e correr tão próximo da torcida é emoção garantida”, completou o piloto, natural de São Paulo. Os interessados por ingressos podem comprar a partir desta quarta-feira no Ribeirão Shopping e pelo site Tickets For Fun. Os outros pontos de venda começam a vender entradas a partir do dia 7. Os preços variam entre R$ 80 e 120, com estudantes pagando meia.
Antes de Ribeirão Preto, os pilotos das Copas Caixa e Montana terão um outro compromisso: a etapa do Rio de Janeiro, marcada para o dia 23 de maio no circuito de Jacarepaguá. Já a etapa de Salvador, que inaugurou o conceito de corridas de rua na Stock Car, acontece no dia 9 de agosto.