Truck: Benavides comemora a primeira pole em sua quarta participação na Fórmula Truck

Radar na reta dos boxes complica trabalho de um terço dos pilotos na sexta etapa da temporada 2007 no Autódromo Internacional de Goiânia.

 


Walmir “Hisgué” Benavides conquistou neste sábado (15), logo na sua quarta participação no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, a primeira pole osition na categoria. O piloto da RM Competições, mais rápido nos treinos livres de sexta-feira (14), repetiu seu domínio na tomada de tempos classificatória e vai comandar o grid para a sexta etapa da temporada 2007, neste domingo (16) no Autódromo Internacional de Goiânia.


Benavides, na Super Classificação, foi 0s142 mais rápido que o também paulista Felipe Giaffone, seu companheiro na equipe RM, que lidera a competição depois de vencer as três últimas etapas. Giaffone soma 89 pontos, quatro a mais que Roberval Andrade, da Scania, que larga em terceiro. Wellington Cirino, piloto da Mercedes-Benz, é o terceiro na pontuação do campeonato, com 63 pontos, e fecha a segunda fila, largando em quarto.


Dos 24 pilotos inscritos, sete tiveram seus tempos no treino classificatório anulados por queima de radar – infração que consiste em velocidade acima do limite máximo estipulado para o ponto da pista onde está instalado o radar. Esta fiscalização acontece na reta dos boxes e os pilotos têm de respeitar, apenas à linha dos sensores, o limite máximo de 160 quilômetros por hora. Depois de tal linha, a velocidade é liberada.


A lista inclui o nome do paulista Vinicius Ramires, que cruzou a 165 km/h a linha onde a velocidade dos caminhões é auferida. “Errei porque não consegui treinar o ponto do radar”, admite o piloto da RRT2. Durante as quatro sessões de treinos livres, os pilotos costumam compara os pontos de aceleração e frenagem para definir o estilo de pilotagem que lhes renda melhor desempenho, desde que contemplando a velocidade limite.


No caso de Ramires, essa adaptação foi prejudicada por uma série de contratempos. Nos treinos de sexta-feira, a quebra do cardan do Mercedes-Benz número 80 provocou avarias também nas mangueiras do sistema de freios. Neste sábado, como conseqüência, o piloto percebeu excesso de vibração no caminhão. “Na tomada, freei cedo, tirei o pé mais cedo e reacelerei. O caminhão retomou velocidade de repente e estourei o radar”, resumiu.


Na Super Classificação, fase do treino classificatório que devolve à pista os cinco pilotos mais rápidos para uma nova disputa pela pole position, Leandro Totti tornou-se o oitavo a queimar o radar. Sem tempo, o paranaense da Ford, que comandou três grid neste ano, sai em quinto. O resultado extra-oficial do treino classificatório deste sábado em Goiânia, ainda sujeito a mudanças decorrentes de eventuais desclassificações por excesso de fumaça nos caminhões, foi:
 
SUPER CLASSIFICAÇÃO
1º) Walmir Benavides (SP/Volkswagen), 1min48s059
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), 1min48s201
3º) Roberval Andrade (SP/Scania), 1min48s436
4º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), 1min49s109
5º) Leandro Totti (PR/Ford), sem tempo/queima de radar
 
TREINO CLASSIFICATÓRIO
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), 1min50s008
7º) Beto Monteiro (PE/Ford), 1min50s200
8º) Jonatas Borlenghi (SP/Volkswagen), 1min50s296
9º) Fabiano Brito (PR/Volvo), 1min50s504
10º) Adalberto Jardim (SP/Scania), 1min51s475
11º) Diumar Bueno (PR/Volvo), 1min51s658
12º) Renato Martins (SP/Volkswagen), 1min51s743
13º) Beto Napolitano (SP/Volkswagen), 1min51s806
14º) João Maistro (PR/Volvo), 1min52s051
15º) Régis Boessio (RS/Ford), 1min52s709
16º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), 1min53s401
17º) Urubatan Helou Júnior (SP/Volkswagen), 1min56s518
18º) Djalma Fogaça (SP/Ford), sem tempo/queima de radar
19º) Vinicius Ramires (SP/Mercedes-Benz), sem tempo/queima de radar
20º) André Carreira (SP/Volvo), sem tempo/queima de radar
21º) Vignaldo Fizio (SP/Mercedes-Benz), sem tempo/queima de radar
22º) Luís Zapellini (SC/Ford), sem tempo/queima de radar
23º) Fred Marinelli (SP/Iveco), sem tempo/queima de radar
24º) José Maria Reis (GO/Scania), sem tempo/queima de radar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *